Menu

Com seca duradoura, focos de calor aumentam mais de 50% em outubro no Acre

Foto: Jardy Lopes
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do estado publicou nesta quarta-feira, 25, o boletim semanal sobre a seca no Acre. A situação preocupante, principalmente em relação à possibilidade do desabastecimento de água, fez com que a gestão decretasse emergência em todo o estado. O decreto foi reconhecido pelo governo federal no último dia 16.

Um dos dados que chama a atenção é o aumento dos focos de calor no período. Com o tempo muito seco, por conta da estiagem prolongada, os focos têm aumentado consideravelmente. No período de 1º a 24 de outubro do ano passado, o estado registrou 970 focos de calor. Já no mesmo período deste ano, o registro foi de 1.488,o que significa um aumento de 53%.

Anúncio

Apesar do crescimento no mês, o número total deste ano é de 42% a menos, já neste ano, de janeiro até agora, estão contabilizados 6.211 focos de calor, contra 10.751 registrados em 2022.

Veja outros dados em relação à seca no Acre.

Qualidade do ar

A média diária da concentração de Material Particulado (μg/m³) com os indicadores recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de concentração na atmosfera é de que não passe de 15 μg/m³.

No período de 15 a 21 de outubro mapeou-se que boa parte dos municípios do Estado do Acre apresentaram qualidade do ar aceitável (12 a 35μg/m³). No entanto, se expostos por 24 horas ou mais, pode apresentar riscos moderados aponta o Informativo Semanal de Qualidade do Ar da Sema.

Saiba mais: https://sema.ac.gov.br/informativo-semanal-qualidade-do-ar/

Nível dos principais rios

Em Assis Brasil, Brasileia, Capixaba foi identificada uma redução nos níveis dos rios. O Rio Acre, em Rio Branco, registrou aumento de 0,04 cm, e nos municípios de Assis Brasil houve redução de 0,05 cm e Capixaba de 0,14cm de segunda-feira, 23 a terça-feira, 24.

O Riozinho do Rola, afluente do Rio acre, apresentou redução no nível no decorrer da semana, e um aumento nesta terça-feira, 24.

O Rio Iaco registrou redução no decorrer da semana em Sena Madureira, e na terça-feira, 24, registrou o nível de 93cm.

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, teve elevação no dia 21, e redução na segunda-feira, 23, e terça-feira, 24. Em Marechal Thaumaturgo, apresentou dinâmica de redução e elevação nos dias 18 e 24. Instabilizando no nível de 3,02 metros no dia 24.

O Rio Envira, em Feijó, teve dinâmica de redução e aumento no decorrer da semana, voltando a apresentar aumento do nível a partir da segunda-feira, 23.

Veja os níveis nesta quarta-feira, 25

Rio Acre / Rio Branco: 1,72 m

Rio Acre / Assis Brasil: 2,86 m

Rio Acre / Brasileia: 0,96 m

Riozinho do Rola: 0,86 m

Rio Juruá / Cruzeiro do Sul: 4,26 m

Rio Iaco / Sena Madureira: 0,97 m

Rio Envira / Feijó: 3,92 m

Captação de água

O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) informou que está com três caminhões pipas, atendendo os municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Em Porto Acre, há uma parceria com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) que cedeu um caminhão pipa para suporte. Os veículos atuam em localidades que não possuem acesso ao sistema de distribuição.
O Saneacre informou ainda que a situação de abastecimento nos municípios é estável.

Para mais informações sobre dados oportunizados pela Sema acesse: Sala de Situação

Saúde

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou os dados da semana epidemiológica 42/2023 referentes a doença diarreica aguda com um total de 1019 ocorrências e 585 atendimentos por síndrome gripal.

Obs: Os dados da qualidade do ar e da saúde são referentes a semana epidemiológica 42/2023 no período de 15 a 21 de outubro de 2023.

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.