Menu

PL que altera Resex e Serra do Divisor segue sem movimentação na Câmara dos Deputados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais (CPovos), onde o Projeto de Lei 6024/2019, que altera os limites da Reserva Extrativista Chico Mendes modifica a categoria do Parque Nacional da Serra do Divisor, está aguardando parecer do relator, teve reunião convocada para esta terça-feira, 24, mas o PL não entrou em pauta.

Em abril, a Câmara redistribuiu o PL da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), que foi extinta, para a recém-criada Cpovos, onde foi aberto o prazo de 5 sessões para que emendas fossem apresentadas ao projeto, que foi encerrado sem emendas apresentadas.

Anúncio

Desde que deu entrada na Câmara, a matéria passou pelas Comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Constituição e Justiça e de Cidadania.

Na extinta Cindra, o projeto recebeu parecer pela rejeição, do deputado José Ricardo (PT-AM), então relator, que expôs detalhadamente a importância das duas unidades de conservação para o estado do Acre, para o bioma Amazônico, para o país e o mundo.

Resex

No caso da Resex, localizada nos municípios de Xapuri, Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Rio Branco e Sena Madureira, haveria uma redução de quase 8 mil hectares. A área, segundo o PL, é habitada por famílias de agricultores rurais que já moravam no local antes da criação da reserva, em 1990, e vivem do cultivo de pequenas plantações e criação de rebanhos de gado.

Parna da Serra do Divisor

Segundo argumentado por Mara Rocha no teor do PL, o Parna da Serra do Divisor impede a exploração de rochas necessárias para a construção civil e o desenvolvimento do estado do Acre e cria dificuldades para a construção do trecho da rodovia BR-364 que chegará até o Peru, abrindo uma rota econômica e comercial importante para o Acre e para todo o norte do Brasil.

Com a aprovação do projeto, o Parque Nacional da Serra do Divisor, criado há mais de 30 anos, passaria a ser classificado e denominado como Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Divisor, medida que tiraria a proteção integral da região.

A Serra do Divisor é o 4º maior Parque Nacional do Brasil, segundo o biólogo Ricardo Plácido. O local tem mais de 843 mil hectares e ocupa cinco municípios acreanos, entre eles, Mâncio Lima (31,8%), Marechal Thaumaturgo (4,8%), Cruzeiro do Sul (23,1%), Rodrigues Alves (13,3%), Porto Walter (27%).

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.