Menu

El Niño deve durar até primeiro trimestre de 2024 com efeitos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A chefe da Sala de Situação do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), Ylza Lima, explicou em reunião com o governo do Acre nessa segunda-feira, 23, que a situação do El Niño vai durar pelo menos até o primeiro trimestre de 2024.

“Com isso, de acordo com as previsões, pelo menos até o fim do ano, devemos continuar com altas temperaturas. Há ainda a previsão de poucas chuvas, ou nenhuma, o que impacta diretamente nessa condição que estamos vivendo em todos os estados da Amazônia, de seca prolongada”, afirmou à Agência de Notícias do Acre.

Anúncio

O El Niño é uma das explicações para os dias mais quentes. O fenômeno aquece as águas do Oceano Pacífico e impede a chegada de frentes frias no Brasil. Sem massa de ar frio, a única saída para a intensa energia solar recebida é se transformar em calor.

O Acre já teve quatro reuniões do Comitê de Crise criado para acompanhar a situação da seca prolongada no estado.

Coordenado pelo secretário de Estado de Governo, Alysson Bestene, o comitê reúne sete secretarias e cinco órgãos públicos.

“Estamos nesse acompanhamento contínuo e as nossas ações já estão em andamento. Por enquanto, as notícias meteorológicas ainda apontam para um período de seca, e estamos acompanhando o impacto em todas as áreas: saúde, educação agricultura, assistência social e outras que são prioridade”, afirmou Alysson.

A secretaria de Meio Ambiente começou a entregar hipoclorito nas comunidades de áreas protegidas do estado que atendem às comunidades de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Manoel Urbano.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.