Menu

Pesquisar
Close this search box.

Segundo maior consumidor do Acre, Saerb quer aderir compra no mercado livre de energia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) tem discutido estratégias para a economia de energia. Uma das opções é a compra de energia no mercado, que pode reduzir até 25% sobre o atual valor pago à Energisa, empresa terceirizada enérgica do Acre.


Em uma reunião realizada com o diretor da Energisa, Alysson Bondezan, foi relatado que o Saerb é o segundo maior consumidor de energia do Estado, gerando um gasto muito alto para conseguir abastecer os rio-branquenses com água.

Anúncios


A autarquia contém quase 80 sistemas energéticos, distribuídos entre baixa e média tensão, 3 desses tem uma relevância maior por consumirem estimadamente 63% da energia total.


Por isso, a prefeitura destaca que o Saerb tem buscado soluções estratégicas, com um projeto piloto das 3 maiores unidades consumidoras na migração para o mercado livre de energia, tendo uma expectativa de gerar uma economia de até 25% sobre o atual valor pago, que além de beneficiar a atual gestão, trará melhorias na eficiência nos gastos públicos.


“O Saerb espera não apenas reduzir seus gastos, mas também estabelecer um exemplo para outros órgãos e empresas do Estado. A economia gerada poderá ser direcionada para investimentos em outras áreas prioritárias, beneficiando diretamente a população e promovendo um uso mais consciente dos recursos públicos”, explicou o município.


O Mercado Livre de Energia é um ambiente de negócios que permite às empresas negociar a compra de energia elétrica diretamente com geradoras ou comercializadoras, em vez de comprar da distribuidora local, como acontece da forma tradicional no Mercado Cativo.


Com informações da Prefeitura de Rio Branco


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido