ac24horas: A senhora já tentou muitas vezes procurar emprego para a sua filha mais nova?
Solair: Muitas. Já inscrevi no Jovem Aprendiz. Já fui em tudo quanto é canto. Mas a gente não encontra trabalho pra essa menina.
ac24horas: Mas ela tem ao menos o Ensino Médio?
Solair: Não. Olhe… já paguei cursinho caro pra ela. Foi uma luta pagar as parcelas, mas ela só foi por seis, sete meses. Na escola dela, ao invés dela ficar junto de pessoas boas… por exemplo: teve uma delas lá que conseguiu emprego no Araújo. Eu falo ‘Menina, por que tu não fica junto daquela tua amiga que conseguiu emprego no Araújo?’ Mas não! Ela quer ficar com a banda da turma que não vai dar certo.
ac24horas: Como é a rotina com as facções aqui?
Solair: [direta, sem falar muito] Nós nos damos bem. Não tenho o que falar sobre isso.
ac24horas: Você está com uma filha presa. Como é sua relação com ela?
Solair: Não há relação. Ela hoje está com 29 anos. Desde os 15, quando eu soube que ela estava usando droga, eu botei pra fora de casa. Ela deixou cinco filhos para eu criar. Isso não é vida. Olhe… não era para existir Educandário. Não era para existir essas situações todas. Esse pessoal que vive na rua tendo filho. Era para a Justiça fazer alguma coisa.
ac24horas: Como assim? O que a Justiça poderia fazer?
Solair: Fazer com que essas mulheres não tivessem mais filho.
ac24horas: A senhora é a favor de que a Justiça obrigasse essas mulheres a fazerem laqueadura.
Solair: Isso. Sou a favor, sim. Gente que teve filho no meio da rua… demora outro tanto de tempo, lá está de volta à maternidade, parindo de novo. Eu lhe digo: isso não é vida [emociona-se].
ac24horas: Os seus netos… todos vão à escola?
Solair: Todos. Olhe… eu não estudei. Mas eu vejo que, de uns tempos pra cá, estudar ficou mais fácil. A Educação está aí. A escola está aí. Não estuda quem não quer. Eu não estudei [emociona-se novamente]. Meu pai deixou de comer pra dar pra nós. Eu não preciso de muita coisa. Esses meninos têm facilidade hoje e não aproveitam direito.
ac24horas: A senhora acredita na Educação?
Solair: Acredito. Até porque, principalmente para quem está começando agora, sem estudo tudo fica mais difícil. Outro dia, tinha uma vaga de doméstica que eu tava procurando para a minha menina mais nova… tinha que ter Ensino Médio para ser doméstica.
ac24horas: Mas a escola… a senhora avalia que é boa?
Solair: É boa. Esses tempos… outro dia não estava tendo aula, mas tinha merenda.
ac24horas: Se não fosse a escola, eles teriam o que comer normalmente?
Solair: Teriam. Uma casa com um tanto de gente desses… tem dia que não tem a mistura, não tem carne. Mas sempre tem o que comer.
ac24horas: Aqui no seu bairro, o que a senhora acha que é mais necessário?
Solair: Saúde. Eu tenho pra mim que isso é o mais necessário.
ac24horas: Os meninos estão todos vacinados?
Solair: Tão mermu! Até porque tem o Bolsa-Família, né?