Um imbróglio entre moradores do Seringal Bagaço e fazendeiros da região causa a interdição da BR-317, no quilômetro 30, na manhã desta sexta-feira, 20.
Conforme Rozildo Ferreira, uma das lideranças da comunidade, o ramal existe e tem trafegabilidade, o problema é que fazendeiros trancam os portões das propriedades e as pessoas que moram ao longo do ramal não conseguem transitar.
“Desde 2016 que a gente vem reivindicando esse ramal, a comunidade do Seringal Bagaço está toda presa, porque só tem o Rio Acre que ainda está dando acesso e esse ramal já tem mais de 100 anos. O problema é que os fazendeiros colocam cadeado nos portões e deixar a comunidade passar”, diz.
Rozildo afirma que a comunidade só terminará o protesto quando tiver a garantia de trafegabilidade no ramal. “Esse ramal já tem mais de 110 anos. Nós só vamos sair daqui quando tiver esses cadeados arrancados. As crianças andam 2 horas de barco para chegar na escola, se fosse pelo ramal seria apenas 4 quilômetros”, afirma.
O ramal possui 14 quilômetros e a produção é dividida entre a produção agrícola e a pequena criação de animais. Cerca de 105 famílias de produtores rurais moram na região.
Os moradores afirmam que só deixam o local após a chegada de representantes do governo para negociar a passagem da comunidade pelo ramal. “Nós já entramos em contato e estamos esperando. Isso aqui não é terra particular, é terra devoluta da União”, diz Rozildo.
Rui Kennedy de Morais Araújo, de 18 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio…
O nome de Neymar ficou entre os assuntos mais comentados na tarde de Natal, quarta-feira,…
O último final de semana do ano deve ser de chuva em todo o país.…
As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia…
Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que 49% dos entrevistados disseram acreditar que,…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta quinta-feira (26) que…