Menu

Moradores do Seringal Bagaço bloqueiam BR-317 devido a cadeados em portões no ramal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um imbróglio entre moradores do Seringal Bagaço e fazendeiros da região causa a interdição da BR-317, no quilômetro 30, na manhã desta sexta-feira, 20.

Conforme Rozildo Ferreira, uma das lideranças da comunidade, o ramal existe e tem trafegabilidade, o problema é que fazendeiros trancam os portões das propriedades e as pessoas que moram ao longo do ramal não conseguem transitar.

Anúncio

“Desde 2016 que a gente vem reivindicando esse ramal, a comunidade do Seringal Bagaço está toda presa, porque só tem o Rio Acre que ainda está dando acesso e esse ramal já tem mais de 100 anos. O problema é que os fazendeiros colocam cadeado nos portões e deixar a comunidade passar”, diz.

Rozildo afirma que a comunidade só terminará o protesto quando tiver a garantia de trafegabilidade no ramal. “Esse ramal já tem mais de 110 anos. Nós só vamos sair daqui quando tiver esses cadeados arrancados. As crianças andam 2 horas de barco para chegar na escola, se fosse pelo ramal seria apenas 4 quilômetros”, afirma.

O ramal possui 14 quilômetros e a produção é dividida entre a produção agrícola e a pequena criação de animais. Cerca de 105 famílias de produtores rurais moram na região.

Os moradores afirmam que só deixam o local após a chegada de representantes do governo para negociar a passagem da comunidade pelo ramal. “Nós já entramos em contato e estamos esperando. Isso aqui não é terra particular, é terra devoluta da União”, diz Rozildo.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.