Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Acre participa com 10 amostras em encontro de degustadores de café do Brasil

A qualidade do café do Acre está sendo testado durante encontro brasileiro de degustadores de cafés especiais que acontecem em São Gabriel da Palha, município do Espírito Santo.


O encontro reúne degustadores, compradores, importadores, baristas, cientistas e profissionais de cafés do Brasil, o evento serve também para atualização sobre as tendências do mercado e trocas de experiências.


Nesta edição, que acontece no município capixaba, que é considerado a capital nacional do café Conilon, participam compradores do Reino Unido, dos Estados Unidos e Rússia.


O evento deste ano também tem como tema ampliar o debate sobre o território dos cafés do Brasil, a diversidade genética dos cafés brasileiros, as indicações geográficas, os novos protocolos de avaliação sensorial de cafés e as tendências de mercado para cafés.


Os representantes da Secretaria de Agricultura do Acre, estão aproveitando o encontro para discutir a construção de um acordo de cooperação técnica com o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) e a Embrapa Café, para apoio técnico aos produtores acreanos.


A engenheira agrônoma, Michelma Lima, uma das representantes da Seagri no evento, destaca os pontos favoráveis para a produção estadual. “Em eventos como esse, que contam com a presença das maiores autoridades do café brasileiro e compradores internacionais, é possível colocar o Acre no mapa dos cafés de qualidade, divulgando assim nossos cafés e possibilitando que o produtor possa vender uma saca a R$ 2 mil, por exemplo, como aconteceu na última rodada de negócios que apresentamos nossos produtos”, explica.


O encontro só termina na próxima sexta-feira, 20, quando aconteceu um momento dedicado aos cafés do Acre. A presença de degustadores será aproveitada para selecionar os cinco melhores cafés na disputa do 1º Concurso de Café no Acre, cujo resultado vai ser anunciado no dia 27 de outubro.


Sair da versão mobile