”Terceira energia mais cara do Brasil”, diz Jarude sobre possível aumento nas contas

Foto: Sérgio Vale

Receba notícias do Acre no grupo de WhatsApp do ac24horas.

O possível aumento de cerca de 20% na tarifa de energia elétrica dos acreanos foi uma das preocupações levantadas pelo deputado estadual Emerson Jarude (Novo) durante seu discurso na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta terça-feira (17).


Segundo o parlamentar, no contrato de concessão da Energisa Acre, ficou estabelecido um reajuste de tarifa para 13 de dezembro de 2023, com isso foi aberto processo de reajuste na tarifa junto a ANEEL. A ANEEL, por sua vez, autorizou consulta pública para que seja analisado o reajuste da tarifa de energia para os consumidores residências em pelo menos 20% e para os de alta tensão em 27%.


“Com isso, o Acre pode ter a terceira maior tarifa de energia elétrica do país. Como toda concessão, ela precisa ser fiscalizada e acompanhada de perto, é importante que todos nós tenhamos esse cuidado para que assim a gente consiga evitar certos prejuízos”, pontuou.


Jarude alertou que os consumidores acreanos têm até o próximo dia 23 para participar da consulta pública dando opiniões, sugestões e reclamações sobre a Energisa Acre.


O parlamentar lembrou ainda que para ele os prejuízos à população, que hoje já enfrenta dificuldades de pagar a conta de energia, exemplo disso é o fato de que cinco em cada 10 acreanos que são negativados no SPC ou Serasa, ou por contas de água ou de energia elétrica, o reajuste também prejudica os investimentos no Acre.


“Temos que destacar aqui que o Acre é o último estado quando nós vamos falar de competitividade, ou seja quando o investidor quer fazer o seu investimento ele deixa o Acre de lado porque não faz sentido investir aqui no nosso estado. Então nós temos uma grande dificuldade de atrair empresas e sabemos que a tarifa de energia é fundamental para isso”, exemplificou Jarude, reforçando que a Assembleia Legislativa tem a responsabilidade de debater esse tema junto à população.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido