O ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo, Issac Pyãko, o ex-Secretário dos Povos Indígenas, Francisco Pyãko, o ambientalista Benki e outras lideranças do povo Ashaninka, declararam apoio à reeleição do prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdelio Furtado. A decisão foi anunciada neste sábado,14, em uma reunião entre as lideranças Ashaninka da Terra Indígena Apiwtxa, no Centro Yorēka Tasorents.
Em duas gestões, Valdelio foi vice de Issac Piyãko. Sobre a possibilidade de repetir a dobradinha com Valdelio, ele diz que não será candidato a vice, mas que os Ashaninka poderão indicar o nome na chapa de Valdelio na chapa de 2024.
“Nós vamos caminhar juntos. Vamos trabalhar um nome para vice que possa agregar e ajudar nas eleições e, ganhando ajudar fazer uma boa gestão”, afirmou ele, que não descarta a possibilidade de alguém da família Piyãko seja indicado “. Não decidimos. Vamos avaliar o que vai ser mais estratégico para ganhar as eleições”, pontua.
O anúncio fortalece o nome de Valdelio.
“Ter o apoio da família Piyãko é fundamental, haja vista que o ex-prefeito Isaac e o povo Ashaninka tem capital político junto ao povo de Marechal Thaumaturgo”, citou Valdelio
Atualmente Isaac Piyãko, que é afilhado político do senador Sérgio Petecão,é o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Juruá- Dsei.
Mônica Martelli e Tatá Wenerck não seguraram a emoção ao lembrar de Paulo Gustavo. As…
O Governo do Acre divulgou neste domingo, 24, uma lista dos itens que serão proibidos…
O Santa Cruz já está pronto para o amistoso contra o Flamengo Sub-20, que marca…
O time sub-20 do Flamengo e o Santa Cruz do Acre, que fazem jogo de…
Após a divulgação de que a partida de reinauguração do estádio Arena da Floresta entre…
O ator José de Abreu resgatou fotos de quando foi preso na ditadura militar, aos…