Médica oftalmologista faz alerta sobre riscos de eclipse solar

Receba notícias do Acre no grupo de WhatsApp do ac24horas.

Neste sábado, dia 14 de outubro de 2023, poderá ser observado um eclipse solar anular no Brasil, fenômeno em que a lua se posiciona entre a Terra e o sol, bloqueando parcialmente a luz solar. Os eclipses solares são eventos astronômicos fascinantes, porém é preciso tomar cuidado para observá-los em segurança devido ao risco de danos à visão.


Mesmo que seja por poucos segundos, não se deve olhar diretamente para o eclipse sem proteção, porque os raios solares podem causar danos irreparáveis à retina, especialmente, à mácula, que é a região central dela. Também não se deve olhar o Sol através de binóculos ou telescópios que não estejam equipados com filtros adequados, pois os raios solares vão se concentrar, causando danos sérios aos olhos.


É extremamente perigoso observar diretamente nosso astro com óculos de sol, películas de raios-x e materiais escuros semelhantes, pois com a escuridão as pupilas dilatam e aumentam a exposição à radiação.


Para assistir ao eclipse solar em segurança, a recomendação é usar filtro soldador nº 14 ou superior, com certificação de segurança, encontrado principalmente em lojas de material de construção, além de sites na internet. Mesmo com a proteção, quando for olhar para o sol, é recomendado fazer pausas. Outra opção é assistir através de transmissões ao vivo pela internet.


Dra. Isabel Braga Paiva – CRM/AC 1913, RQE: 890
Oftalmologista cooperada da Unimed Rio Branco especialista em Retina.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido