O governo do Acre informou nesse final de semana que o estado não registrou casos de feminicídio durante o mês de setembro de 2023, com base no Departamento de Inteligência da Polícia Civil.
O resultado positivo é atribuído às políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, implementados pela Secretaria de Estado da Mulher (Semulher).
No entanto, entre janeiro e agosto, houve sete feminicídios no Acre, sendo dois em abril; um em maio; um em junho; dois em julho; e um em agosto. “Quando compara-se apenas setembro, nota-se também redução: em 2020, foram dois crimes desta natureza; em 2021, mais dois; e, por fim, em 2022 registra-se uma morte”, informa a Agência de Notícias do Acre.
A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, enfatizou a importância das políticas públicas para que o Acre tivesse um resultado positivo. “O fato de não termos registrado nenhum feminicídio em setembro é uma conquista significativa e demonstra que estamos no caminho certo. A reimplantação da Secretaria de Estado da Mulher foi fundamental para isso e estamos empenhados em continuar a fortalecer nossas ações de combate à violência de gênero”, reforçou.
Com informações da Agência de Notícias do Acre