O engano das pesquisas e o voto útil!

Receba notícias do Acre no grupo de WhatsApp do ac24horas.

Qualquer pesquisa realizada agora para analisar o posicionamento dos pré-candidatos à prefeitura de Rio Branco junto ao eleitorado quer dizer muito ou quase nada. Muito porque revela uma tendência do eleitor; quase nada porque o jogo começa mesmo depois das candidaturas homologadas em convenção.


Se as pesquisas decidissem uma eleição, Tião Bocalom (PROGRESSISTA) estaria plantando café, serrando madeira e o prefeito seria Minoru Kinpara (PSDB), que sempre aparecia em primeiríssimo lugar na pré-campanha. O velho Boca começou com apenas 4,5% de preferência. Depois dos votos apurados, Socorro Neri ficou em segundo lugar e Kinpara em terceiro.


Portanto, subestimar a possibilidade do secretário Alysson Bestene de se eleger é um erro. Isso vale para o próprio Bocalom, Marcus Alexandre, Genilson Leite, Minoru Kinpara, coronel Ulisses e Emerson Jarude. Em um segundo turno, talvez as pesquisas ajudem a definir o voto útil, porém, nem sempre funciona. Depende do humor do eleitor. Pesquisas orientam, mas não decidem nada.


“”Trabalhadores e jovens foram, efetivamente, o inimigo principal, para a ditadura brasileira, cognominada, ironicamente, de “redentora”. (O fascismo Cotidiano, pág. 50; general Nelson Werneck Sodré)


. Guerra no parlamento:


. Tem gemte querendo derrubar a Red Pontes para empurrar a sua empresa no lugar dela na SESACRE.


. A antiga Constituição Federal de 1988 proibia negócios entre agentes públicos e o estado.


. O deputado Eduardo Ribeiro (PSD) faz um excelente mandato; é pragmático na defesa dos interesses públicos e sem proselitismos.


. A direita (com razão) goza quando a ministra da Igualdade Racial, Marielle Franco, desfila no jato da FAB para ir a eventos.


. Quem nunca comeu doce, quando come se lambuza.


. Poderia ter ido em avião de carreira como fazem outros ministros.


. Com a decadência política do capitão, a direita precisa se unir em torno de uma liderança inteligente, perspicaz e que não seja hipócrita.


. Divididos entre o velho capitão Jair e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a direita patina no radicalismo imbecil.


. A propósito, alguns bolsonaristas que se recolheram depois do oito de janeiro, aos poucos estão voltando às atividades.


. O PT no Acre está moribundo, apesar do Lula ser o presidente e a esquerda ter voltado ao poder.


. Do Macunaíma para o prefeito Bocalom:


. Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza, vai mais longe”.


. Os adversários do prefeito Bocalom estão comemorando a ideia da prefeitura de cortar água dos inadimplentes em um ano pré-eleitoral, há três meses das festas de final de ano.


. “Quem não tem cão caça como gato (sozinho); e quem não tem cão nem gato morre de fome”. (J. Macunaíma)


. Bom dia!