Categories: Acre 01

Movimento se revolta após restaurante ser contratado para assessorar a Lei Paulo Gustavo

Published by
Leônidas Badaró
[elementor-template id="1541731"]

O movimento cultural está em “pé de guerra” com a atual gestão da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) da prefeitura de Rio Branco. Ao longo dos últimos meses, discordâncias entre quem promove a área cultural e quem realiza a cultura, na prática, têm sido frequentes. Mas, agora, os representantes da cultura da capital acreana classificam uma última decisão da FGB de absurda e cobram explicações.


É que a Fundação contratou, por meio de dispensa de licitação, um bar de Sena Madureira, no valor de mais de R$ 200 mil, para prestar serviços de assessoria para elaboração de trabalhos técnicos e prestação de contas referente à operacionalização (implementação e execução) da Lei Paulo Gustavo.


Um dos principais questionamentos foi feito pelo músico João Veras nas redes sociais, que aponta a falta de experiência do Spetus Bar, contratado para executar o serviço. “A empresa em questão, pelo fato de existir há pouco mais de um ano e meio (foi criada em fevereiro do ano passado), não teria como ter experiência na área. Não teria como estar consolidada no mercado, ter expertise na área dos serviços contratados. É uma tragédia administrativa anunciada e paga com dinheiro público. A conta começa com a bagatela de R$ 205 mil por um serviço de um pouco mais de três meses. Não ficando certamente nisso, nem no prazo, nem no valor, face às suas prorrogações e aditivos financeiros de costume etc e tal”, questiona Veras.

Anúncios


O músico faz mais questionamentos em seu texto. “É de se perguntar: pelo lastro de experiência que tem, é justificável a administração pública pagar um terceiro que não tem nenhuma experiência no ramo, tampouco exerce e foi criada para prestar tais atividades? Gostaria de saber a motivação de tal decisão. Seria baseada numa autodeclaração de incompetência para fazer o que toda a vida fez?”.


O ac24horas questionou a Fundação Garibaldi Brasil sobre a contratação do bar para prestar assessoria da Lei Paulo Gustavo. Em nota assinada pelo presidente Anderson Nascimento e pela assessora jurídica Sarah Elizabeth Lima, a FGB tenta explicar a contratação.


A instituição explica que a contratação de uma empresa para operacionalizar a Lei Paulo Gustavo está prevista do decreto que a regulamenta. Diz ainda que a contratação foi necessária, já que a equipe técnica da FGB está se debruçando nos cinco editais do Fundo Municipal de Cultura e um edital do Fundo Municipal de Esporte que estão em tramitação.


Com relação à empresa, a Fundação Garibaldi Brasil afirmou que a Spetus Bar apresentou documentos que comprovam sua capacidade técnica. “A empresa ora contratada apresentou todas as documentações necessárias, como certidões negativas e atestado de capacidade técnica”, explica.


A reportagem tentou contato com Márcio S. Valente, que aparece como representante da empresa no contrato publicado no Diário Oficial, mas não obteve êxito. O espaço segue aberto, caso haja interesse em se manifestar.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Jovem entra em coma após acidente de moto em Brasileia

Um grave acidente de trânsito foi registrado neste sábado, 27, no Km 17 da estrada…

27/07/2024

Borré marca no fim, e Inter arranca empate com o Bahia

Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, Bahia e Internacional…

27/07/2024

Palmeiras poupa de olho no Flamengo, é derrotado pelo Vitória e ouve vaias

O Vitória superou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, neste sábado (27),…

27/07/2024

Bolasie decide, e Criciúma bate o Juventude pelo Campeonato Brasileiro

Em um jogo bem disputado no Alfredo Jaconi, o Criciúma venceu o Juventude por 2…

27/07/2024

Pecuarista Macarrão é lançado candidato à prefeitura de Manoel Urbano

Ao som de fogos e veículos enfileirados no antigo prédio da Assembleia de Deus na…

27/07/2024

Vídeo: Datena é confirmado candidato do PSDB e xinga opositores

José Luiz Datena, apresentador e candidato à Prefeitura de São Paulo, enfrentou protestos durante a…

27/07/2024