Dos 150 assassinatos ocorridos no Acre de janeiro a agosto de 2023, 98 deles — ou 65,3% do total — ocorreram com uso de arma de fogo por parte dos autores. No entanto, o uso de armas brancas é igualmente alto: 24,7% das mortes violentas intencionais ocorreram com a utilização de facas e outros instrumentos incluídos nessa categoria.
Segundo o Ministério Público do Acre, o alto percentual de mortes violentas intencionais praticadas com a utilização de armas de fogo, manteve‐se elevado durante o período de 2016 a 2018, “período em que os conflitos entre e intra facções foram mais acirrados”.
Segundo o estudo do MPAC, “a partir de 2021, os assassinatos praticados com o uso de tal instrumento reduziram e passaram a apresentar características de modus operandi comuns ao período que antecede a guerra entre as facções, ocasião em que se constata um aumento dos assassinatos praticados com uso de arma branca, motivados por razões vis (fúteis), impulsionadas, em regra, pelas bebedeiras e/ou ciúmes”.
No entanto, com o reaquecimento dos conflitos entre as facções atuantes no estado, a partir do último trimestre de 2022, passou‐se a observar um crescimento significativo de MVI causadas pela utilização de armas de fogo.
Menos de um mês após ser contratado pelo SBT, José Luiz Datena vai se ausentar…
Um relatório feito pela Fundação Tide Setubal mapeou 913 ações municipais realizadas entre 2021 e…
Cesar Tralli e Ticiane Pinheiro chamaram a atenção durante participação no Altas Horas de sábado…
Na tarde deste sábado (21), a cidade de Sena Madureira foi palco da primeira edição…
O lutador acreano Thomas Bryan, da academia Chute Boxe Acre, brilhou neste final de semana…
O nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, neste domingo, 22, é de 11,43…