Em resposta às acusações de abuso contra o estudante Alício Lopes de Souza, matriculado no curso de bacharelado em História na instituição, o movimento feminista da Universidade Federal do Acre (UFAC) divulgou cartazes com a imagem do aluno afixadas nas dependências da instituição nesta segunda-feira, 25.
A medida drástica destaca a mobilização do grupo para conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da segurança das mulheres.
O acadêmico enfrenta acusações graves de abuso por parte de suas colegas de curso e por conta disso, acabou suspenso das aulas enquanto uma investigação disciplinar está em andamento. O movimento feminista enfatiza que as mulheres devem se proteger, uma vez que o processo ainda não foi concluído.
Nas redes sociais, o movimento destacou que enquanto uma decisão não é tomada, as mulheres precisam se proteger. “E essa é uma das alternativas que nos restaram. A ficha policial dele é corrida. Atualmente, ele está cumprindo pena em liberdade justamente por importunação sexual”, diz a nota.
O movimento ainda deixou claro que deverá formalizar a denúncia na Delegacia da Mulher, buscando medidas protetivas coletivas. A proximidade de Souza com a Ufac e seu histórico levam professoras e alunas a temer possíveis represálias, além disso, as feministas consideram o aluno perigoso. “A negligência da Ufac é imperdoável. Como a universidade não tem assegurado proteção a elas, a Adufac decidiu assumir isso tanto para proteger suas professoras como as alunas que foram corajosas em denunciar o caso, pois este senhor vem praticando esses assédios há pelo menos quatro anos”, finalizou.
O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) comunicou na noite desta quarta-feira, 27, a fuga do…
Para comemorar os 35 anos da campanha Papai Noel dos Correios, foi realizada na noite…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), comentou nesta quarta-feira (27) a denúncia do…
Nesta próxima sexta-feira, 29, acontece em Rio Branco a programação da Semana Nacional de Regularização…
Em cerimônia no auditório do Ministério Público do Acre, em Rio Branco, a Prefeitura de…
Lideranças indígenas denunciaram nesta quarta-feira, 27, por meio de rede social, que um grupo de…