Uma pesquisa organizada por entidades de direitos humanos e jornalismo divulgada pelo Metrópoles nesta segunda-feira, 25, revela que o Acre não atendeu nenhum dos 7 critérios estipulados e findou – ao lado de Roraima – como um dos dois estados menos transparentes do país quando o assunto é segurança pública.
De acordo com a pesquisa, foram analisados os sites da secretaria de segurança de todas as 27 unidades federativas do país, considerando sete requisitos de transparência ativa.
Acre e Roraima, ambos da região norte, obtiveram nota zero, sem atender nenhum critério de transparência, já que não possuem sites de indicadores criminais. No caso de Roraima, o site está em manutenção desde 2021.
As informações sobre criminalidade no Acre, por exemplo, são publicadas parcialmente apenas em textos das agências de notícias estaduais.
Em contrapartida, oito estados atenderam a todos os critérios e garantiram nota 7. São eles: Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
A nota máxima levou em conta a transparência ativa, que são os dados disponibilizados por vontade própria, sem que os governos estaduais precisem ser provocados.
Quantidade de critérios atendidos em cada UF:
Mato Grosso do Sul – 7
Ceará – 7
Paraíba – 7
Pernambuco – 7
Pará – 7
Rio de Janeiro – 7
São Paulo – 7
Rio Grande do Sul – 7
Amazonas – 6
Rondônia – 6
Tocantins – 6
Amapá – 6
Paraná – 6
Goiás – 5
Distrito Federal – 5
Alagoas – 5
Maranhão – 5
Espírito Santo – 5
Santa Catarina – 5
Rio Grande do Norte – 4
Sergipe – 4
Minas Gerais – 4
Mato Grosso – 3
Bahia – 3
Piauí – 3
Acre – 0
Roraima – 0
Fonte: Metrópoles