A reunião da executiva municipal do partido Progressista que está marcada para o próximo sábado, 23, deverá escolher o pré-candidato para disputa da prefeitura de Rio Branco nas eleições de 2024, mas antes disso o movimento nos bastidores tem sido intenso, principalmente após a divulgação dos nomes dos membros da sigla aptos a votar. Pelo menos dois nomes disputam a indicação partidária: o secretário de governo, Alysson Bestene, e o atual prefeito da cidade, Tião Bocalom, que tenta se reeleger.
Extraoficialmente, um grupo ligado ao Palácio Rio Branco realizou uma prévia na última quarta-feira, 20, onde o pré-candidato Alysson Bestene contou com 15 votos, dos 24 que podem votar. Dessa lista, ao que tudo indica, Bocalom deve ter de 3 a 5 votos, incluindo Valtim José, seu Chefe da Casa Civil da Prefeitura, e também de Nabiha Bestene, secretária municipal de educação.
Nas contas dos apoiadores de Alysson, o secretário deverá obter cerca de 70% dos votos aptos. Apesar de supostamente contar com a maioria, o gestor que é cotado para assumir o comando do Deracre não participará do encontro, pois estará retornando de Nova York de uma agenda com o governador. Ele deverá desembarcar na capital do Acre na noite de sábado, horas depois da escolha.
O ac24horas procurou a secretária para saber se ela seguiria Alysson ou votaria em Bocalom. Sem cerimônias, a professora afirmou amar seu sobrinho, mas que o voto dela era de Bocalom. “Ninguém fez em 4 anos o que esse homem fez pela cidade. Eu amo meu sobrinho, é sangue do meu sangue, acho que o Alysson pode ser até vice do Bocalom, mas acredito que hoje não é o momento dele para ser candidato do partido. Eu tenho décadas de filiação no partido e não sabia que ia ter essa reunião para escolha. Tenho até compromisso no sábado, mas posso desmarcar para votar em Bocalom”, destacou.
A reportagem também ligou para mais um membro da família Bestene, o vereador Samir Bestene, que também tem poder de voto na executiva municipal. O parlamentar evitou revelar seu voto, mas disse que acatará o desejo da maioria do partido. Questionado qual seria a sua opinião pessoal quanto ao pleito interno, Samir defendeu cautela. “Prefiro esperar”, frisou.
A presidente da executiva municipal, deputada federal Socorro Neri, também tem direito a voto, mas só em caso de empate. O secretário de Educação, Aberson Carvalho, vice-presidente da executiva, também tem poder de voto. Ambos são declarados apoiadores da candidatura de Alysson.
O ac24horas tentou confirmar com o prefeito Tião Bocalom e Valtim José se ambos estarão na reunião da executiva, mas até o fechamento deste material, não obteve resposta. O espaço segue aberto caso os gestores tenham interesse em se manifestar.
CONFIRA A LISTA DOS MEMBROS DO PP APTOS A VOTAR NO SÁBADO
Socorro Neri – Presidente
Aberson Carvalho – Vice-Presidente
Marcio Luiz Paiva de Lima – Secretário-Geral
Samir Bestene – Segundo Secretário
N. Lima – Terceiro Secretário
Francisco Nazareno – Tesoureiro
Aluizio Veras – Membro
Angela Maria de Nascimento Lima – Membro
Carlos Augusto Costa – Membro
Claire Cameli – Membro
Cristiano Nascimento Souza – Membro
Fernando Magri Bastos – Membro
Francinete Moreira Barros – Membro
Gizelda Nepomuceno – Membro
Helio Bezerra do Nascimento Junior – Membro
José Cicero Santiago – Membro
Marcio da Silva Miranda – Membro
Nabiha Bestene – Membro
Raimundo Nonato Fernandes da Costa – Membro
Tiago Ribeiro da Costa – Membro
Valtim José – Membro
Zenon Lopes de Oliveira Filho – Membro
Rutenio Sá – Tesoureiro
Eluzimar Alencar de Almeida – Secretário
Populares começam a chegar para prestar as últimas homenagens a Flaviano Melo, ex-governador do Acre,…
O governo federal anunciou um novo bloqueio de R$ 6 bilhões no orçamento, com o…
O Brasil se destaca como líder global no envio de mensagens de voz através do…
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…
Consumidores lesados pela 123Milhas têm até a próxima terça-feira (26) para solicitar a inclusão na…
O corpo do ex-prefeito de Rio Branco, ex-governador, ex-deputado federal e ex-senador Flaviano Melo está…