Menu

Acre não deve ser atingido por forte onda de calor prevista no país

Termômetros devem marcar entre 23º e 36º no estado - Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apesar de as temperaturas estarem elevadas no Acre, o estado não aparece entre as regiões onde há uma previsão de forte onda de calor com ápice para o próximo fim de semana, quando os termômetros devem marcar entre 23º e 36º no estado.

De acordo com a Climatempo, temperaturas iguais ou acima dos 40°C serão observadas por vários dias em áreas como o norte do Paraná, oeste e norte de São Paulo, oeste de Minas Gerais (inclui Triângulo), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, oeste da Bahia, interior do Maranhão e do Piauí, Tocantins, sul/leste do Pará, Rondônia.

Anúncio

Esta onda de calor teve início no dia 17 de setembro de 2023 e deve se prolongar pela primeira semana da primavera. Algumas áreas pelo interior do Brasil, em parte do Centro-Oeste, do Norte, do Nordeste poderão conviver com temperaturas muito altas até o fim de setembro. Mas nem todas as regiões do Brasil vão sofrer o efeito das altas temperaturas durante todo este período.

“Esta onda de calor será mais prolongada nos estados do Centro-Oeste e no Distrito Federal, na parte oeste e noroeste de Minas Gerais, no Tocantins, na parte sul e leste do Pará, em áreas do interior do Maranhão, do Piauí e da Bahia”, diz publicação da página da empresa na internet.

As altas temperaturas são parte de uma onda de calor que atinge quase todo o Brasil ao longo desta semana e ganhará força, especialmente, nessa quarta (23) e quinta-feira (24), causada pelo fenômeno do El Niño.

A atuação de um bloqueio atmosférico impedirá a chegada de frentes frias nos próximos dias, comuns para o período. Inicialmente, as áreas mais quentes estarão concentradas no Sul do Brasil, embora o calor também seja sentido no Sudeste e no Centro-Oeste (veja no mapa abaixo).

No meio da semana, o ar quente se deslocará em direção ao centro do país, ganhando ainda mais força na segunda metade da semana. Segundo os meteorologistas, o ápice de todo esse calor está previsto mesmo para o próximo final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro, com destaque para as capitais Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, quando novos recordes de calor podem ser estabelecidos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.