Categories: Acre

Bombeiros do Acre orientam como encontrar ajuda em caso de emergência

Por
Whidy Melo

As ocorrências envolvendo tentativa contra a própria vida tiveram um aumento de 41% no Acre em 2023. De 1 de janeiro de 2022 a 13 de setembro de 2022, 278 ocorrências foram registradas no Corpo de Bombeiros. Já este ano, de 1 de janeiro até esta quarta-feira, 13 de setembro, 392 pedidos de ajuda foram solicitados, geralmente por populares ou familiares da pessoa tentante.


No entanto, Felipe Santiago, capitão do Corpo de Bombeiros e interventor em atendimento à tentativa de suicídio, destaca a importância de, num momento de crise, a pessoa pedir ajuda a qualquer serviço de emergência, como o Centro de Valorização à Vida (188).


Capitão Felipe ressalta o trabalho de capacitação proporcionado pelo Corpo de Bombeiros no Acre. “Eu fiz o curso em 2019 em Goiás. Em 2021, conseguimos realizar o curso de atendimento à tentativa de suicídio no Acre, formando 35 bombeiros militares do Estado. Após isso, foram implementados cursos sobre o tema dentro das grades curriculares de formação do Corpo de Bombeiros”.


Embora o acesso ao atendimento psicológico e psiquiátrico tenha se democratizado, em relação às outras épocas, com a implantação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na maioria das cidades brasileiras, a falta de discussão saudável acerca do tema ainda deixa muitas pessoas com receio de pedir ajuda, e até vergonha.


Muitas vezes, a vítima acaba recorrendo a pessoas próximas, como amigos e familiares, que podem não entender a situação com o cuidado e empatia requeridos. Por isso, é fundamental a busca pelo profissional capacitado.


“A morte é um tabu na nossa sociedade. Muitas pessoas acreditam que não devem falar sobre o assunto para que ele não aconteça. A sociedade julga e não entende; acredito que isso se deva por falta de conhecimento, informação e empatia. Devemos falar sobre suicídio sempre. Só mudamos as coisas ao falarmos sobre elas. Ao deixá-lo como tabu, perdemos a oportunidade de fazer prevenção e acolhimento”, disse a doutora em psicologia Karen Scavacini em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.


O capitão Felipe Santiago destaca: “você sempre pode pedir ajuda. Seja no 188, onde tem atendimento mais especializado e uma integração com os serviços de socorro dos estados, mas também no 190, da Polícia Militar, no 192, do SAMU, ou no 193, no Corpo de Bombeiros. Nós estamos prontos para ajudar em qualquer situação”.


Share
Por
Whidy Melo

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Presidiário que fugiu pela janela do PS é recapturado pela Policia Militar

Policiais Militares da Força Tática do 1° Batalhão recapturaram, na tarde desta sexta-feira, 20, o…

20/12/2024
  • Destaque 1
  • Notícias

Membros do Bonde dos 13 matam um e deixam outro ferido no Segundo Distrito

Dois ataques simultâneos realizados por membros da organização criminosa Bonde dos 13 (B13) resultaram na…

20/12/2024
  • Extra Total

Servidores do Idaf temem que desvinculação de R$ 800 mil compromete ações em caso de emergência

O anúncio por parte do governo do Acre da desvinculação de cerca de R$ 791…

20/12/2024
  • Cotidiano

Ufac lança edital para seleção interna do programa de doutorado sanduíche no exterior

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg),…

20/12/2024
  • Política

Fernanda homenageia personalidades pelos relevantes serviços prestados à Brasiléia

Em uma cerimônia sob o som da banda musical Acordes do Aquiri e marcada por…

20/12/2024
  • Acre

Chuvas intensas e temperatura amena após o Natal, diz Friale

O verão, que inicia oficialmente neste sábado, 21 de dezembro, trará ao Acre um clima…

20/12/2024