O prefeito de Porto Walter, César Andrade, e equipes do Deracre e IMAC percorreram nesta quinta-feira, 31, o Ramal que liga o município do Alto Juruá à Cruzeiro do Sul. O objetivo da vistoria é a liberação da licença ambiental de reabertura do ramal que liga as cidades acreanas.
A prefeitura e o Governo buscam a liberação para melhoramento do acesso após embargo do Ministério Público Federal devido às obras incidirem a Terra Indígena Jaminawa do Igarapé Preto.
Nas tratativas, segundo o prefeito, a Superintendência do IBAMA no Acre já sinalizou resposta favorável a liberação. Já a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), solicitou ao IMAC, um Termo de Referência, requerendo o estudo de impacto ambiental no percurso aberto na área indígena, não licenciada. As tratativas na FUNAI estão sendo acompanhadas pelo Deputado Federal Zezinho Barbary e pelo Presidente do IMAC.
O prefeito César Andrade agradece a parceria do governo e destaca a importância do acesso. “O que a gente quer ver é o desenvolvimento chegando ao nosso município para a gente melhorar os serviços e aproxime o poder público das pessoas, corrigindo os erros e com isso seguirmos todos os trâmites burocráticos dos órgãos de fiscalização e controle em constante contato com o Ministério Público Federal”, disse.