Menu

Melancia encarece 57% e vendas de frutas e verduras oscilam no mercado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O mercado atacadista de hortifrutigranjeiros oscila em preço e volume de vendas na Central de Abastecimento (Central de Abastecimento) de Rio Branco, segundo o boletim atualizado em agosto da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O tomate, por exemplo, caiu 0,88%, mas a comercialização do fruto subiu de 51.300 quilos para 51.300 kg de junho para julho. Já a banana teve o preço reduzido em 50,45% e as vendas saltaram de 417.305 kg para 450,50 kg.

Já o preço da laranja subiu 7,5% e as vendas caíram de 30.415 kg, em junho, para 20.135 kg, em julho.

Anúncio

O preço da maçã subiu 6,07%, mas as vendas quase que dobraram entre junho e julho, saindo 25.326 kg para 46.026 kg apesar da alta.

Em vendas, no entanto, nenhum hortifruti se comparou à melancia. Em Rio Branco, o preço da fruta subiu 57,4%, mas as comercializações despencou de 107.900 kg para 45.970 kg.

A Conab publicou, neste mês de agosto, o Boletim Hortigranjeiro n.º 08, volume 9, do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort). O estudo analisa a comercialização exercida nos entrepostos públicos de hortigranjeiros, que representam um dos principais canais de escoamento de produtos in natura do país.

Os dados são tabulados e validados pelo próprio entreposto e encaminhados mensalmente à Conab, por meio de um arquivo previamente parametrizado, ou ainda, alimentados em um sistema de lançamento específico. Assim, as informações são recepcionadas pela equipe técnica da Conab/Prohort, que realiza um processo revisional e os disponibiliza para acesso público, de forma compilada, no site do Prohort, cujo endereço: https://www.conab.gov.br/info-agro/hortigranjeiros-prohort/.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.