O PT, que ficou 20 anos no poder no estado, ganhando sucessivas eleições para o governo e para a prefeitura da capital, na disputa pela PMRB, no próximo ano, não terá candidatura própria. O motivo é muito simples: não ter um nome que possa ser competitivo. O último candidato a disputar a PMRB pelo partido, Daniel Zen (PT), teve uma votação pífia. O nome que poderia engrossar o caldo, Jorge Viana (PT), não quer nem ouvir falar no assunto, quanto mais discutir a possibilidade de uma candidatura. O fato mostra que o poder é passageiro, costuma-se dormir nele e acordar fora dele. Assim é a política.
ALIANÇA REATADA
A iniciativa do reatamento da aliança do ex-deputado Ney Amorim (PODEMOS) com o governador Gladson, partiu deste após uma visita inesperada à casa do ex-parlamentar. As nomeações de nomes do grupo do Ney em cargos de confiança, vieram após a reunião.
NÃO DESCARTEM
Estamos longe. Mas ninguém descarte em 2026, uma chapa com o senador Alan Rick (UB) para governador, com o deputado Nicolau Junior (PP) de vice-governador. Ambos estão afinados.
NÃO FICA FORA
Conheço o Vagner Sales há mais de 30 anos. Se a deputada federal Jéssica Sales (MDB) não for candidata a prefeita de Cruzeiro do Sul, ele deve apoiar um outro nome para enfrentar o prefeito Zequinha. O Vagner não vai ficar fora desse jogo.
CONTINUA FORTE
Mesmo na oposição e fora do poder, o ex-prefeito Vagner Sales ainda tem em Cruzeiro do Sul, um nicho considerável de eleitores que o seguem. Seu grupo ainda é o mais forte dentro da oposição no município.
OS CALOS DO GLADSON
O calo número um do governo Gladson na ALEAC, é o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB). O seu calo número dois no quesito críticas, é o deputado Emerson Jarude (NOVO).
SEGMENTO DE LEITORES
A jornalista Jackie Pinheiro foi escolhida para ser a presidente da Associação dos Colunistas Sociais do Acre. O colunismo social tem seu segmento de leitores, principalmente, na classe média.
NOVO DESAFIO
O Mazinho ganhou duas eleições para a prefeitura de Sena Madureira. Elegeu a mulher deputada estadual e depois deputada federal. Não foi fácil. Mas no próximo ano não será candidato. A saber se conseguirá transferir votos para eleger seu sucessor. Esse será seu novo e maior desafio.
MARQUETEIRO VAI ORIENTAR
O secretário Alysson Bestene (PP) já teve uma conversa com o marqueteiro do governador Gladson, e passará a receber orientações dele para tentar decolar a sua candidatura à PMRB.
PESOU MUITO
Além do carisma que possui para atrair simpatia, pesou muito a favor do governador Gladson se manter popular, não ter embarcado na patuscada do ex-presidente Bolsonaro, de ser contra a ciência e contra a vacinação. Ao contrário, suas ações na pandemia foram a favor da ciência.
NOME COMPETITIVO
Ainda é cedo para apontar um favorito na disputa da PMRB. Vamos aguardar as pesquisas do próximo ano. Mas o ex-prefeito Marcus Alexandre já se mostra um candidato competitivo.
FLAVIANO RECONDUZIDO
O MDB decidiu que o atual presidente Flaviano Melo será mantido como presidente regional da sigla. E na presidência do diretório municipal, ficará o ex-deputado Chagas Romão.
NÃO CAIRAM NA REAL
Pelo visto, nas manifestações nas redes sociais e nos seus escritos, os bolsonaristas mostram que, eles ainda não caíram na real de que o Bolsonaro perdeu a eleição, e continuam a ver comunista em cada esquina. Esperem a próxima eleição, na última disputa foram derrotados pelo Lula. Choramingar e as fake news não mudarão o último resultado eleitoral.
ENXUGAR GELO
Se não acontecer a manutenção permanente dos serviços que estão sendo realizados e não for reduzida a tonelagem para os caminhões que trafegam na BR-364, no trecho Rio Branco – Cruzeiro do Sul, as obras na rodovia vão ser o mesmo que enxugar gelo.
CONDUÇÃO DO PROCESSO
Dentro do REPUBLICANOS, a condução do processo eleitoral em Brasiléia e Epitaciolândia, vai passar pelo deputado Tadeu Hassem (REPUBLICANOS), a decisão é do presidente da sigla, deputado Roberto Duarte (REPUBLICANOS).
CAMINHO PARA DERROTA
O ex-deputado Cadmiel Bonfim (PSDB) se lançou candidato a prefeito de Feijó. O PL tem como candidata a prefeita a Terezinha Moreira (PL). Se a oposição não se unir corre sério risco de ser derrotada pelo nome a ser lançado pelo prefeito Kiefer (PP).
FORA DOS PLANOS
O ex-deputado Ney Amorim (PODEMOS) somente seria candidato a prefeito de Rio Branco com o Gladson puxando uma grande aliança de partidos, o que no momento está descartado. Fora isso seria entrar numa canoa furada.
A CULPA NÃO É DO MORDOMO
O ex-deputado Daniel Zen e presidente do PT, discorda das justificativas do governo de que o estado está deficitário. Segundo ele, a arrecadação (receita realizada) se manteve dentro da margem de erro da projeção feita na Lei Orçamentária Anual (receita estimada), chegando até ser superior ao que foi previsto e aprovado pela ALEAC na Loa, em dezembro de 2022. Ao seu ver, a arrecadação não foi menor, mas teve uma despesa maior, por conta de despesas extraordinárias, como, por exemplo, o aumento de cargos comissionados.
FRASE MARCANTE
“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz”. Mateus 6:22.
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…