Menu

MPAC entrega medalhas de comemoração aos 60 anos da instituição no Estado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

FOTO: JARDY LOPES/ac24horas

O Ministério Público do Acre (MPAC) realizou nesta quinta-feira, 24, a abertura do IV Congresso Estadual, com uma sessão solene para a entrega da Medalha de Ordem do Mérito e de Comemoração aos 60 anos de história da instituição.

Anúncio

O procurador-geral do MPAC, Danilo Lovisaro, destacou a importância da realização, que reúne representantes de várias partes do país, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Acre e várias entidades.

“É um evento muito importante, já que faz 12 anos que essa cerimônia não ocorre aqui, com um tema fundamental para se colocar em discussão, que é o papel da democracia e do Ministério Público. Temos mais de 600 inscritos e estamos muito felizes em receber os colegas de fora do Estado, para participar, com diversos procuradores-gerais de justiça, integrantes também do Conselho Nacional do MP e toda a comunidade jurídica reunida, prestigiando esse evento”, apontou.

Fotos: Jardy Lopes/ac24horas

A abertura contou com a apresentação de cânticos dos povos Yawanawa e seguiu para a entrega das medalhas, em que mais de 40 condecorações foram dedicadas para procuradores, além do governador Gladson Cameli, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom e deputados estaduais.

Na ocasião, também ocorreu a assinatura do Termo de Adesão ao Movimento Nacional de Defesa das Vítimas e da Carta de Intenção dos Ministérios Públicos da Região Norte.

Fotos: Jardy Lopes/ac24horas

Após a cerimônia, ocorreu a palestra “O Ministério Público na perspectiva dos direitos humanos e da cultura da paz”, apresentada pelo procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia, doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelas Universidades de Coimbra e Barcelona.

“Hoje o MP brasileiro tem o papel muito importante na defesa da sociedade com o perfil constitucional, para uma sociedade livre, justa e solidária. Nossa apresentação busca refletir e debater acerca dos caminhos do MP, que busca fortalecer as prerrogativas capazes de fazer prevalecer o governo das leis e dos homens, de combater e proteger o patrimônio público, voltar-se contra a corrupção, dos desmanche administrativos e a hipocrisia política que atuam distorcidas no país”, informou.

Em seu discurso, Gladson Cameli comenta seu compromisso com a cultura de paz e agradece o apoio do Ministério Público no combate as diversas problemáticas que a região já enfrentou.

“Gostaria de destacar que a cultura de paz é o que nós precisamos. Eu estou a frente do poder executivo há 4 anos, 7 meses e 24 dias, representamos as instituições e não podemos colocar os problemas debaixo dos tapetes, precisamos enfrentá-los. Cabe a nós, e todos sabem que eu como governador, tenho procurado tratar todos os prefeitos do mesmo modo e igualdade. Temos avançado, mas nós precisamos cumprir com os nossos deveres, principalmente agora, com os desafios ambientais que estamos sofrendo”, disse.

Fotos: Jardy Lopes/ac24horas

Gladson agradeceu a homenagem e reafirmou seu compromisso com os acreanos e o Brasil. “Temos de fato o MP como parceiro no combate em várias áreas, que ajudam não somente o nosso estado, mas a todos da nossa federação, como em uma fase tão difícil para o povo acreano, que foi a Covid-19. Tenham a certeza que trabalhamos unidos em busca de um bem comum. Que seja um encontro positivo porque o maior beneficiado será o nosso povo. Essa medalha reforça o meu compromisso como cidadão e governador, em honrar essa homenagem”, alega.

O evento, com o tema “O MP e a Democracia à luz da Constituição”, seguirá até sábado, dia 26, reunindo integrantes do MP de todo o país, além da comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Também estiveram presentes, o deputado Pedro Longo, a desembargadora, Regina Ferrari, o corregedor Nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, César Matar, a defensora Pública-Geral, Simone Santiago, o vice-reitor da Ufac, Josimar Batista, o presidente da OAB Rodrigo Aiache e o professor-coordenador do curso de Direito da UFAC, Vinicius Lemos.

Fotos: Jardy Lopes/ac24horas

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.