Categories: Acre

Empresa será investigada por irregularidades em elaboração de laudo de agentes comunitários

Published by
Saimo Martins

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) decidiu abrir uma investigação para apurar possíveis irregularidades na contratação de uma empresa pela Prefeitura de Tarauacá para verificar o grau e elaborar os laudos de insalubridade dos ACS do município de Tarauacá. O documento foi publicado na edição do Diário Eletrônico de quinta-feira, 17.


Segundo o órgão controlador, no dia 25 de maio de 2023, houve uma reunião na sede da Promotoria de Justiça de Tarauacá, com os Agentes Comunitários de Saúde e vereadores deste município, a pedido de ambos, a fim de relatarem fatos e possíveis irregularidades sobre a empresa contratada pela Prefeitura de Tarauacá para verificar o grau e elaborar os laudos de insalubridade dos ACS do município de Tarauacá, bem como sobre a forma com a qual a representante da empresa, Pâmela Ferreira, teria se utilizado para verificar o referido grau de insalubridade e elaborar os laudos.


A promotoria destacou que a representante da empresa A. FERREIRA MARQUES LTDA, Pâmela Ferreira, a qual se apresentou na ocasião como advogada e técnica em segurança do trabalho da BRUMED, informou que estaria na cidade para realizar as avaliações técnicas do grau de insalubridade dos ACS e de mais sete categorias trabalhistas; que apenas a categoria dos ACS estavam presentes na reunião. A mulher ficou responsável por elaborar laudos com base nas avaliações feitas com servidores.


Conforme informações dos próprios ACS municipais, no último mês de julho, a Prefeitura de Tarauacá reduziu o grau de insalubridades dos ACS de 40% (quarenta por cento) para 20% (vinte por cento)sem comunicar previamente e oficialmente os profissionais.


O MPAC afirma que os elementos de prova até então colhidos apontam a necessidade de adotar medidas judiciais, em razão disso, foi aberto um inquérito civil.


O promotor Júlio César Medeiros requereu à Prefeitura de Tarauacá e à Secretaria Municipal de Saúde cópia dos laudos (LIP e LTCAT) confeccionados pela empresa A. FERREIRA MARQUES LTDA e que teria fundamentado a redução da insalubridade dos agentes comunitários de saúde do município de Tarauacá, no prazo de 10 (dez) dias.


Share
Published by
Saimo Martins

Recent Posts

BNDES escolhe o IBAM para recuperar floresta no Acre, Amazonas e Rondônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Meio Ambiente…

23/05/2024

Acreano sobre stand-up: “o politicamente correto está tolindo comediantes”

O convidado do Pôdicast, comandado pelo publicitário David Sento-Sé e transmitido pelo ac24horas nesta quinta-feira,…

23/05/2024

Mulher de Roque rebate críticas sobre relacionamento: ‘Não tem idade’

Janilda Nogueira, que é esposa de Roque, respondeu as críticas sobre o relacionamento deles. Ele,…

23/05/2024

Tony Ramos já caminha e começou fisioterapia, diz novo boletim

Tony Ramos, 75, começou o processo de fisioterapia e já está caminhando. O Hospital Samaritano…

23/05/2024

Acre tem mais de 17 mil inscritos no “Enem dos Concursos”

O Acre registrou mais de 17 mil inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), de…

23/05/2024

Local de prova do concurso da Caixa está disponível para os candidatos

Os candidatos do concurso Caixa Econômica Federal 2024 já podem consultar o local onde farão…

23/05/2024