Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ameac contesta PL que proíbe porte de armas por agentes segurança de folga em festas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

FOTO: SÉRGIO VALE/ac24horas


Representantes da Associação dos Militares do Acre (Ameac) estiveram na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) na manhã desta terça-feira, 15, para se reunir com o deputado Adailton Cruz (PSB), autor de um Projeto de Lei que quer restringir o uso do porte de armas por agentes de segurança que estejam de folga em bares e similares com venda de bebida alcoólica.

Anúncios


Para o presidente da Ameac, Kalyl Moraes, já existe uma lei federal que disciplina o uso de arma pelos policiais. “O Estatuto do Desarmamento já é bem claro sobre quem pode ou não ter o porte de arma. Consideramos que seja prejudicial à Assembleia querer levantar essa discussão”, afirma.


Questionado sobre os recentes casos que envolvem policiais armados, o presidente da entidade militar diz que os casos isolados não podem afetar toda a corporação. “É claro que pode um ou outro pode destoar e se fizer isso precisa ser punido. A questão de está em um local e se colocar na condição de ingerir bebida alcoólica e não conseguir mais responder pelos seus atos tem que ser duramente punido”, explica.


Após a reunião, o assunto foi debatido na sessão ordinária da Assembleia Legislativa. A Comissão de Segurança Pública da casa legislativa deve se reunir nos próximos dias para debater o assunto. O que parece ser unanimidade nos pronunciamentos é que a proibição aconteça em relação ao consumo de bebida alcoólica. “Concordo que haja uma restrição quando há consumo de álcool. Agora querer restringir o porte de arma no momento de folga não é o caminho. Vale lembrar que a cada 10 policiais mortos, sete são nos horários de folga”, afirmou Arlenilson Cunha (Partido Liberal).


O posicionamento de Arlenilson foi corroborado pelo deputado Tanízio Sá (MDB). “A gente sabe que não tem como policial andar desarmado sempre que estiver de folga. O policial que não estiver bebendo deve ter direito ao seu porte de arma”, disse.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido