Nesta sexta-feira, 11, é comemorado os 50 anos do hip-hop. Em celebração a data, será realizado no Palácio Rio Branco, às 18h30, um especial com premiação para o melhor campeão.
Em sua 24° edição, o evento tem inscrição gratuita e deve ocorrer por round. No Acre, um dos maiores representantes do movimento, sendo um dos pioneiros, estando há 37 anos na trajetória, é Samyron, que também faz parte do grupo Os Cobras Dance.
“Hoje faz 50 anos da existência do hip-hop. A data é celebrada em todo o mundo e queremos mostrar que aqui no Acre existe hip-hop de ponta. Vamos ter uma edição especial na batalha do palácio, com muitas rimas e uma troca de ideias. Amanhã terão outras atividades em comemoração também”, apontou.
Segundo ele, a iniciativa está no Brasil há 40 anos e destaca nomes importantes que fizeram e fazem parte da cena na cidade acreana.
“Tivemos diversos avanços devido à militância aguerrida. Nos anos 80, tínhamos o grupo The Big Boys, nos 90, Os Cobras de Rua e em 2000, surgiu O Cobras Dance. Hoje, ainda existem grupos com MCs, Rap, DJs, além de batalhas de rimas, Islam, organizações, leis que fortalecem o movimento e qualificam a arte como esporte, como Breanking”, informou.
O hip-hop é um movimento artístico e cultural que mistura música, dança, moda, graffiti e diversos outros elementos para criar uma estética urbana e única.