A jornalista e escritora, Silvânia Pinheiro, deve lançar nesta sexta-feira, 11, o livro “Discurso Midiático sobre o Indígena na Cidade”, às 18h, no Espaço Kaxinawá, em Rio Branco.
Mestre em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e especialista em assessoria de imprensa e marketing político, a profissional busca retratar a narrativa da mídia contemporânea sobre os povos indígenas que vivem nas cidades.
Para ela, apesar da iniciativa ser primordial, lamentavelmente as representações são marcadas por preconceitos, simplificações e desinformação, e deseja com o seu trabalho, desconstruir essas informações, mostrando a diversidade cultural e a alteridade dos modos de vida destas populações nativas da Amazônia.
“Através da minha experiência jornalística e acadêmica, convidamos a todos para um diálogo necessário sobre o tema, desafiando as visões estereotipadas e exóticas que prevalecem na sociedade acerca dos indígenas, também chamados ‘desaldeados’. Buscamos dar voz aos indígenas que vivem nas cidades, ampliando suas histórias e práticas sociais, e enfatizando sua contribuição para a cultura urbana”, afirmou.