Categories: Cotidiano

MAPA atualiza Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja

Published by
Raimari Cardoso
[elementor-template id="1541731"]

Foi publicada nesta quinta-feira (3/8) a Portaria nº 865 que revisa e atualiza os procedimentos previstos no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), que objetiva o fortalecimento do sistema de produção agrícola da soja, congregando ações estratégicas de defesa sanitária vegetal com suporte da pesquisa agrícola e da assistência técnica na prevenção e controle da praga.


No Acre, a ferrugem asiática foi detectada em algumas propriedades no município de Capixaba a partir de 2021, quando o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) passou a acompanhar os casos, orientando os produtores a adotar medidas de contenção da doença, como ficar 90 dias sem replantar no local atingido.


De acordo com o engenheiro-agrônomo Alex de Paula, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal do Idaf, a situação no estado é controlada, apesar de sempre ocorrer um caso ou outro. “O que a gente tem que fazer é detectar ela rapidamente e entrar com os métodos de controle. É uma doença que não se erradica”, explicou.

Anúncios


A nova regulamentação visa promover ajustes no modelo de governança do programa, conferindo à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) maior autonomia no estabelecimento das medidas de prevenção e controle da doença, na condição de Instância Central e Superior do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).


A Ferrugem Asiática é causada pelo fungo phakopsora pachyrhizi e considerada uma das mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde a doença foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.


“Para o controle adequado da doença e a mitigação dos potenciais prejuízos que ela pode causar à cadeia produtiva da soja, devem ser considerados diversos aspectos, entre eles medidas de redução do inóculo do fungo e o manejo da resistência de fungicidas. Considerando que a soja é cultivada na maioria dos estados brasileiros, as medidas oficiais estabelecidas devem abranger os resultados que se pretende alcançar ao nível nacional”, explica a coordenadora-geral de Proteção de Plantas, Graciane Castro.


Entre as medidas fitossanitárias previstas no PNCFS, o vazio sanitário, é definido como um período contínuo de pelo menos 90 dias durante o qual não se pode semear ou manter plantas vivas de uma espécie vegetal em uma determinada área, visando a redução do inóculo de doenças ou população de uma determinada praga.


Já o calendário de semeadura da soja, é recomendado pela pesquisa científica como medida que visa a racionalização do número de aplicações de fungicidas e a consequente redução dos riscos de desenvolvimento de resistência do fungo causador da doença.


Assim como nos demais programas oficiais de prevenção e controle de pragas, as particularidades regionais podem ser consideradas, conforme as excepcionalidades previstas no ato normativo, sem que, no entanto, comprometam a sustentabilidade da cadeia produtiva como um todo.


Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

“Divertida Mente 2” se torna a animação de maior bilheteria de todos os tempos

Se há uma emoção que a Disney e a Pixar provavelmente estão sentindo agora, é…

25/07/2024

Equipe de Roberto Carlos nega rumores de fim de especial na Rede Globo

A equipe de Roberto Carlos negou que o contrato do cantor com a TV Globo…

25/07/2024

No Acre, homem tem 7 vídeos íntimos vazados em dois dias

Um homem que aparece em três vídeos íntimos (com um presbítero evangélico, um casal e…

25/07/2024

Servidores do INSS seguem em greve com 85% de adesão

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Rio Branco continuam em greve, mesmo…

25/07/2024

Bombeiros controlam incêndio na Via Verde

O Corpo de Bombeiros controlou o incêndio de grandes proporções que aconteceu na tarde desta…

25/07/2024

Escolas do Acre recebem caixas d’água para enfrentar crise hídrica

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Divisão de Descentralização,…

25/07/2024