Nesta quarta-feira, 2, Cruzeiro do Sul e demais cidades do Vale do Juruá, ficaram mais de 7 horas sem sinal de telefonia e Internet. Das 12h45 até as 20h30 os moradores ficaram incomunicáveis, gerando diversos transtornos.
O motivo, segundo o responsável por uma empresa que usa a rede de fibra óptica, a Unonet, Ronei Pequeno, foi uma queimada de mais de 300 metros, entre a localidade Gregório e o município de Tarauacá, na BR-364.
“Na tarde de ontem tivemos um alarme de rompimento de fibra. Primeiro caiu a fibra da Unonet e cerca de 20 minutos depois caiu a rede da Oi. Seis técnicos nossos logo se deslocaram para o local registrado e chegando lá tinha muito fogo que se alastrava na vegetação ao longo da BR 364, por mais de 300 metros”, afirmou.
Como não havia um caminhão pipa para apagar o incêndio, a equipe teve que esperar o fogo acabar, para poder trabalhar e reestabelecer o sinal.
“Naquele momento não podíamos fazer nada e a única coisa era esperar baixar aquele fogo. E assim que baixou, nossa equipe substitui os mais de 300 metros de cabos e restabelecemos o serviço”, contou ele.
Atualmente o Juruá recebe praticamente todo o serviço de Internet por duas fibras ópticas, sendo uma da OI e outra da empresa Unonet. Mas, dessa vez, devido o fogo atingir ambas, o serviço foi completamente interrompido.
A situação causa prejuízo e atinge principalmente profissionais que necessitam de comunicação para desenvolver seu trabalho como taxistas, mototaxistas. Serviços bancários também foram suspensos.
A Claro foi a única operadora que permaneceu funcionando após a queda do sistema, porque atua via satélite.