Menu

Pela 1° vez, servidores da educação entram em greve no município de Porto Walter

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta sexta-feira, 28, a presidente do sindicato da educação, Rosana Nascimento, informou que os servidores da educação entraram em greve no município de Porto Walter devido à prefeitura não ter efetuado o reajuste de 14,96% a categoria.

Nascimento destacou que a atitude foi tomada pela insatisfação dos servidores que aguardam o aumento desde o início do ano. “Estamos esperando 7 meses e pela primeira vez entramos em greve no município”, explicou.

Anúncio

O Ministério da Educação (MEC) homologou dia 17 de janeiro de 2023, através da Portaria nº 17, de 16 de janeiro de 2023, publicada no Diário Oficial da União, o reajuste de 14,95% do piso nacional dos profissionais do magistério da educação básica, que passa de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.

O outro lado

Por meio da assessoria, a prefeitura diz que aceitou a proposta de reajuste de 10% do Sinteac, que serão pagos a partir de agosto. Os outros 4,95%, para se chegar aos 14,95%, que foi o novo reajuste nacional, será pago no próximo ano com o retroativo de janeiro até agora. “Ocorreu uma reunião na semana passada e a prefeitura apresentou uma primeira proposta que não foi aceita, aí iniciaram a paralisação. Ontem o SINTEAC apresentou a contraproposta que foi aceita pelo prefeito e o reajuste será pago a partir de agosto. A categoria aceitou então não há porque haver greve”, citou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.