Menu

MPAC aprova voto eletrônico e define regras para escolha de procurador-geral de Justiça

Sede do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) - Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta sexta-feira, 28, o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (CPJMPAC) aprovou, durante a 6ª Sessão Plenária Ordinária, as Resoluções que definem as regras para escolha do procurador-geral de Justiça para o biênio 2024/2026 e a implantação do voto eletrônico nas eleições internas do MPAC.

Conforme as normas aprovadas, os membros do MPAC interessados em compor a lista tríplice devem se inscrever a partir do dia 04 de agosto, sendo que o prazo é de cinco dias úteis. A eleição será no dia 20 de novembro de 2023.

Anúncio

Durante a sessão, também ficou estabelecida a composição da Comissão Eleitoral, que contará com a procuradora de Justiça Gilcely Evangelista como presidente, e os procuradores de Justiça Francisco Maia Guedes e Carlos Maia, além da promotora de Justiça Aretuza de Almeida, como membros titulares. Como suplentes, foram definidos os promotores de Justiça Wendy Takao, Teotônio Rodrigues e Ocimar Sales Júnior.

A eleição para procurador-geral será a primeira a ser realizada por meio do voto eletrônico, por meio do Sistema Votus, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e mantido pela Diretoria de Tecnologia da Informação do MPAC.

O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, que apresentou a proposta, afirmou que essa medida representa um avanço no processo eleitoral da instituição, promovendo mais eficiência e permitindo a participação remota dos membros. O PGJ ressaltou ainda que o sistema garante segurança e transparência nas votações, e os resultados foram satisfatórios em uma eleição simulada.

“É importante pontuar que o sistema é muito seguro. Quem opera a eleição não tem acesso aos resultados, e o que mais chama a atenção é que, a partir do momento em que a Diretoria de TI prepara a eleição e entrega para a comissão, ela perde todo o acesso ao banco de dados. Todos ficam sem acesso até o encerramento da eleição, seguindo o prazo estabelecido na resolução para eventual acesso”, apontou.

Agência de Notícias do MPAC

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.