O Banco Mundial aprovou dois projetos que auxiliarão o Acre a melhorar a eficiência na gestão dos recursos públicos e a prestar melhores serviços aos cidadãos. Trata-se de um investimento de US$ 40 milhões sob o Programa Progestão.
A iniciativa apoia os estados brasileiros na busca por sustentabilidade fiscal de longo prazo, implementação de reformas administrativas, melhoria da gestão de ativos e racionalização dos gastos públicos. O programa está disponível para todos os estados, independentemente da situação fiscal.
As atividades apoiadas ajudarão a reduzir eventuais irregularidades na folha de pagamento, acelerar os processos de aquisições públicas e controlar estouros de gastos em investimentos públicos, entre outros resultados. No Acre, espera-se que 40 mil servidores públicos tenham acesso a sistemas mais eficientes e eficazes para a gestão das finanças públicas.
A cogerente do projeto, Carolina Vaira, explica como o Progestão contribui para reduzir a pobreza e compartilhar prosperidade. Ambos são objetivos do Banco Mundial.
“O estado do Acre precisa garantir que os recursos financeiros existentes sejam utilizados da forma mais eficiente, a fim de satisfazer necessidades em termos de serviços e investimentos públicos. Para isso, é necessário introduzir melhorias fiscais, financeiras e patrimoniais e outras ações capazes de gerar poupança para os estados. Com uma gestão pública mais eficiente e transparente, o estado poderá direcionar seus recursos para áreas prioritárias, garantindo que os serviços públicos sejam prestados de forma mais eficaz e eficiente, beneficiando toda a população. Tudo isso ajuda a combater a pobreza no estado e compartilhar a prosperidade com os mais necessitados”, destacou.