Categories: Destaque 2

Em parceria com TJAC, Centro Universitário Uninorte recebe projeto de imersão na prática jurídica

Published by
Assessoria

No último sábado (22), o Centro Universitário Uninorte e demais faculdades de Rio Branco participaram das atividades desenvolvidas pelo Projeto Mariri. Com início às 13h e término às 18h30, os participantes tiveram uma tarde cheia de trocas de conhecimento.


O fruto da parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) é voltado, exclusivamente, para estudantes do curso de Direito que estejam a partir do sexto período. O evento contou com a presença do desembargador Luís Camolez e da juíza Zenice Mota, além da presença de professores da Uninorte e demais faculdades que ministraram diversas palestras para o público participante.



O Projeto Mariri é uma forma de integrar os Núcleos de Práticas Jurídicas das universidades com o Poder Judiciário Acreano. Segundo o Pró-reitor Acadêmico da Uninorte, Juliano Raimundo Cavalcante, a ação é uma forma de melhorar o atendimento ao público.


“O Projeto proposto, propõe uma sinergia, junção de esforços para melhorar o atendimento direto ao jurisdicionado, ou seja, a pessoa que busca uma solução para determinado conflito ou situação junto ao Poder Judiciário, integrando Parceiros e Comunidade Acadêmica”, destaca.


Segundo o Pró-reitor, a Uninorte está em parceria com o Tribunal de Justiça para a realização desse projeto, desde o início das discussões para a concretização do Projeto.



“O evento superou as expectativas, já sendo cogitado uma segunda edição do Projeto para esse segundo semestre, tendo participado inicialmente em torno de 230 acadêmicos”, explica.


O desembargador Luís Camolez fez uma fala na abertura do evento. Ele ressaltou a importância de ter clareza e objetividade durante o atendimento ao público. Segundo ele, a terminologia deve ser esquecida durante os atendimentos e os futuros profissionais devem procurar transmitir o máximo de fidelidade no que está sendo transmitido à eles.


A juíza-auxiliar da Presidência, Zenice Mota, também participou do evento e apresentou a idealização do Projeto. Ela enfatizou a importância dele para a sociedade como um todo.



“O treinamento dos envolvidos deve ser priorizado, com foco no atendimento ao público e conhecimentos técnico-jurídicos para atendimento das demandas judiciais dos jurisdicionados. Esta imersão é apenas uma das vertentes do projeto”, disse.


Para o coordenador do curso de Direito da Uninorte, Icaro Maia Chaim, o projeto é significativo na ampliação do aprendizado, já que concilia a teoria com a prática e permite uma ótima experiência para os alunos.



“A importância é a qualificação do aprendizado, a capacitação profissional do ponto de vista prático, que os acadêmicos devem experimentar, conciliando teoria da sala de aula com a prática fora dela e, para além do conhecimento, contribuir para o atendimento da comunidade que procura o Poder Judiciário”, enfatiza.


Share
Published by
Assessoria

Recent Posts

Polícia apreende 53 kg de drogas em caminhão com doações ao Rio Grande do Sul

Um caminhão que levava doações ao Rio Grande do Sul, que vive tragédia causada pelas…

18/05/2024

Aeroporto de Belém é interditado após objetos suspeitos encontrados em mala

A Polícia Federal foi acionada neste sábado (18) após receber uma denúncia sobre alguns objetos…

18/05/2024

Descubra quanto Monique Evans e Cacá realmente desembolsaram no casamento

Um dos grandes assuntos dessa última semana, sem dúvida, foi o casamento da atriz Monique…

18/05/2024

Tony Ramos recebe alta do CTI e apresenta melhora progressiva, diz hospital

Nesta quinta-feira, 16, Tony Ramos foi hospitalizado no Rio de Janeiro. O ator deu entrada…

18/05/2024

Sobe para 155 o número de mortes em enchentes que atingem o RS

Subiu para 155 o número de mortos em enchentes que atingem o estado do Rio…

18/05/2024

Aos 71, Tião Bocalom recebe os parabéns da namorada no Instagram

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom comemora os 71 anos neste sábado (18) e…

18/05/2024