Não vou abrir o BLOG falando de política partidária, mas do feito memorável de ontem da equipe SUB-20, formada por jogadores de Sena Madureira, ter conquistado o disputado campeonato acreano da categoria. E, por qual razão, é um feito? Num Estado em que seu principal estádio de futebol, o Arena da Floresta, abandonado por mais de dois anos sem jogos oficiais, e que foi transformado em palco de campeonato de peladas. Algo parecido com a Arena do Juruá. Num Estado em que o poder público não ajuda o futebol profissional, o fato do prefeito Mazinho Serafim (foto) ter dado todas as condições para a montagem de um time de futebol do município, e ser campeão contra o tradicional Rio Branco Futebol Clube, em jogo na capital, é para ser louvado como bom exemplo. Jovem no esporte, é jovem fora das drogas. Se o governo e as demais prefeituras seguissem o exemplo do Mazinho, o esporte acreano não estaria vivendo no eterno miserê. Quem saiu vencedor do jogo de ontem entre o time de Sena e o Rio Branco; não foi só a meninada de Sena Madureira, mas o esporte. Ponto para o prefeito Mazinho Serafim. E Sena é campeã.
MAU EXEMPLO
Se o prefeito Mazinho como bom exemplo fez do time de Sena o campeão acreano do SUB-20; o mesmo não se pode dizer do prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha. Dá dó de ver o esforçado Zacarias, todo ano fazendo das tripas o coração para manter o Náuas no campeonato acreano profissional de futebol. O prefeito Zequinha podia investir no único time do município no campeonato acreano. O esporte acreano ganharia.
CAIU NA REAL
O Lula finalmente saiu da caverna da esquerda bolorenta, ao assinar um documento conjunto de presidentes da América-Latina e União Européia, pedindo eleições limpas e transparentes na Venezuela, sem veto a concorrentes. Se o Ditador Nicolás Maduro não aceitar, vai ficar isolado.
GRANDE MISTÉRIO
A discussão que não foi levantada nos debates sobre o episódio que envolveu o senador Alan Rick (UB) e um atendente da LATAM, foi: como o vídeo vazou tanto tempo depois? Há várias teorias da conspiração, mas não as divulgo por falta de provas. O mistério continua. Um dia será revelado. O Acre tem muros baixos.
NÃO SÃO OS DONO DA COCADA
Os dirigentes do PP se acham os donos da cocada preta, e que os demais partidos da base do governo têm que lhe seguir na campanha à PMRB. Cada partido tem a liberdade de lançar um candidato a prefeito.
É UM INDICADOR
A pesquisa não decide eleição, mas é um indicador científico de como se encontra uma candidatura. Se um nome aparece bem nas pesquisas da pré-campanha e ao longo da campanha mantém os índices, é sinal que pode vencer a eleição.
PP COM JOELSO
A deputada Maria Antônia (PP) disse ao BLOG que o candidato do seu partido em Brasiléia, é o ex-vereador Joelso Pontes. Mas alianças serão discutidas ao longo do processo.
FASE DE PREPARAÇÃO
Estão em fase de preparação as ações judiciais que vão pedir a cassação dos vereadores expulsos por infidelidade partidária, o dono do mandato é o PSD, e não o vereador.
NÃO DECOLA
Pesquisa interna de um partido fechada ontem mostra o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha, com baixos índices de aceitação. O discurso da explicação, é sempre o mesmo: não é um desastre na gestão, mas não consegue conquistar a opinião pública. Tem de mudar a rota.
POSSIBILIDADE ZERO
A possibilidade do Senado aprovar o impeachment do ministro do STF, Barroso, por dizer que derrotaram o bolsonarismo, é zero. Coisa pior fez o Jair Bolsonaro, e ele não foi cassado.
PREOCUPAÇÃO NOVA
Senadores e deputados federais bolsonaristas prometeram denunciar à ONU o tratamento que é dado aos malucos que depredaram as sedes do Judiciário, Legislativo e Executivo. São pouco mais de mil os presos. Estão no lugar certo. O gozado é que essa turma, só agora ficou preocupada com o falido sistema penitenciário e as suas agruras. A Lei é igual para todos, o fato de serem bolsonaristas não lhes dá privilégio.
O DUDÉ ERA GOVERNADOR
“Luiz Carlos, vi um comentário seu que, o Alysson Bestene pode projetar sua popularidade na disputa da PMRB, como gestor da EXPOACRE. Se o mote fosse verdadeiro, o Dudé, gestor de tantas EXPOACRE, teria sido eleito prefeito governador”. Comentário enviado ontem por leitor do BLOG.
CAMPEÃ DE VIAGENS E DIÁRIAS
A atual composição da Câmara Municipal de Rio Branco pode não ter sido brilhante – como não foi – mas é campeã na concessão de autorização para viagens e diárias aos vereadores.
A POLÍTICA NÃO É ESTÁTICA
Alguns setores do PT ainda murmuram pelo fato do Marcus Alexandre não ser candidato a prefeito pelo partido. Candidato majoritário pelo PT, já entra perdendo a eleição.
SERIA DEPUTADO
Não tenho nenhum temor de dizer que, se o Marcus Alexandre tivesse reagido a pressão para entrar na barca furada de ser o vice na chapa do Jorge Viana para o governo, e tivesse disputado uma vaga na ALEAC, seria hoje deputado estadual.
NÃO É MAIS O MENINO
Falando no Jorge Viana, ele precisa voltar a fazer política na aldeia; não é mais o paparicado “Menino do PT,” que dava autógrafo. Hoje é um cinquentão que perdeu duas eleições.
A POLÍTICA CANSA
A sua ausência do cenário político pode ter sido uma decisão de não mais voltar a disputar eleição. Pode ser isso. A política também cansa.
OS CABEÇAS BRANCAS MANDAM
Quem manda hoje no MDB é a ala dos “cabeças brancas”. Na presidência da Executiva regional, está Flaviano Melo; no comando do diretório municipal, o Chagas Romão; e quem dá o tom no Juruá, é o ex-prefeito Vagner Sales.
AVALIOU MAL
O deputado Emerson Jarude avaliou mal achar que trombando com essa turma iria sair vencedor, e impor sua candidatura a prefeito da capital.
GUINADA COMPLETA
O governador Gladson Cameli é imprevisível, quando se trata de campanha política. Pode dar uma guinada completa e acabar apoiando um nome para prefeito fora do seu partido. Eu não aposto um centavo contra a possibilidade. Ninguém nunca sabe o que se passa pela cabeça do Cameli.
MÉRITO SEU
Um mérito que não se pode tirar do prefeito Tião Bocalom, é o de ter dado o maior aumento aos servidores que os seus antecessores. Os números não mentem. Se isso vai se transformar em votos, é outra história.
UM DIREITO
O União Brasil ter o deputado federal Ulysses Araújo (UB) como candidato a prefeito de Rio Branco, é um direito, o seu partido é dono de um grande Fundo Eleitoral, tem senadores e deputados. Quem vai dizer se o nome será aceito entre os eleitores serão as pesquisas do próximo ano. Como pode disputar no cargo, corre livre.
PREPARAR O CAMPO
O senador Alan Rick (UB) não é um tapado político. Sabe que o Gladson e seus principais assessores apenas o toleram. A eleição passada mostrou isso. Então, tem que buscar seu caminho aliado ao PL e REPUBLICANOS, tentando fazer o maior número de prefeitos possíveis.
FRASE MARCANTE
“O castigo dos bons que não fazem política é ser governado pelos maus.” Platão.