Menu

Ponte metálica será interditada para manutenção a partir deste sábado (22)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

FOTO: WHIDY MELO/ac24horas

A Ponte Juscelino Kubistchek, no centro de Rio Branco, será interditada a partir deste sábado, 22. Popularmente conhecida como ponte metálica, a estrutura, construída há mais de meio século, passará por manutenção.

Anúncio

Segundo o governo do Estado, por conta disso, a ligação entre os dois distritos da capital sofrerá mudanças no trânsito durante o período das obras, que ainda não tem data prevista para o fim da execução.

A decisão foi tomada após a apresentação de laudo técnico elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), que por questão de segurança, orientou suspender a circulação de veículos e pedestres pela ponte até a conclusão dos reparos necessários.

“O laudo técnico detectou a corrosão e desgastes em alguns pontos da ponte que foram ocasionados ao longo dos anos, por se tratar de uma ponte de estrutura metálica, com mais de 50 anos desde a sua construção. O Deracre fez essa perícia e a conclusão resultou nesse laudo que aponta os cuidados que precisamos ter com a ponte e principalmente com a nossa população”, explicou Beto Murad, presidente do órgão.

Diante da importância da ponte para a fluidez do trânsito da cidade, o governo acreano assinou nesta sexta-feira, 21, a ordem de serviço para a execução dos projetos básico e executivo de manutenção da estrutura.

“Essa foi uma determinação do governador Gladson Cameli, que mesmo cumprindo agenda fora do estado, segue atento e trabalhando em prol da população. Assim que os projetos estiverem prontos vamos lançar o processo licitatório em caráter emergencial, para iniciarmos as obras o quanto antes”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni.

Mudanças no trânsito

Durante a reunião, o governo e a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTRans), respectivamente, definiram o novo fluxo para o acesso de veículos ao primeiro e segundo distrito da capital.

A Ponte Coronel Sebastião Dantas, também chamada de ponte de concreto, funcionará nos dois sentidos (mão dupla). A mesma alteração vale para a Avenida Epaminondas Jácome (trecho entre o Museu dos Povos Acreanos e a Praça da Bandeira).

Será permitido apenas o tráfego de automóveis pequenos, ambulâncias e ônibus de transporte coletivo. Veículos pesados, na região central, devem fazer a travessia somente pela quarta ponte, localizada entre os bairros Cadeia Velha e Seis de Agosto.

Juntos, Detran-AC e RB Trans ficarão responsáveis pelo fechamento, orientação e fiscalização viária enquanto durar a interdição. “Tudo isso que estamos fazendo é para dar total segurança às pessoas e melhor fluidez ao trânsito nos próximos meses”, argumentou Alysson Bestene, secretário de Governo.

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.