O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) abriu uma investigação para apurar uma dispensa de licitação milionária envolvendo a empresa do pai da deputada estadual Michelle Melo (PDT), Nelson Braz Melo Filho, com a prefeitura de Rio Branco. O despacho foi publicado na edição do Diário Eletrônico de terça-feira, 18.
Segundo o órgão controlador, em abril de 2022 a 2ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização
das Fundações e Entidades de Interesse Social, tomou conhecimento de que a empresa Oliveira e Melo LTDA, que foi contratada pela Prefeitura Municipal de Rio Branco via dispensa de licitação, no valor de R$ 28.469.000,00 (vinte e oito milhões, quatrocentos e sessenta e nove mil reais), após ser declarada vencedora do certame, cujo objeto é fornecer Policloreto de Alumínio (PAC) às Estações de Tratamento de Água do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco – SAERB.
Em seguida, o MP fez a instauração, de ofício, da Notícia de Fato de nº 01.2022.00000753-1 e a solicitação ao Município de Rio Branco quanto ao encaminhamento da integralidade do procedimento licitatório de Dispensa de Licitação, além de toda a documentação pertinente sobre o caso.
Em resposta, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco – SAERB, esclareceu que, em verdade, tratou-se de Processo Licitatório via Sistema de Registro de Preço – SRP nº 022/2022, no valor de R$ 16.849.000,00 (dezesseis milhões, oitocentos e quarenta e nove mil reais), mas, como não foi concluso sobre o assunto, a investigação seguiu adiante.
Com isso, devido à expiração de prazo do trâmite da referida Notícia de Fato, a promotora Luana Cristina Miranda instaurou inquérito civil para melhor apurar os fatos. “A fim de verificar a procedência das alegações constantes nas peças de informações”, diz trecho do despacho.
A assessoria do empresário Nelson Melo, informou que o Ministério Público está apurando uma notícia onde no ano passado que o contrato se tratava de dispensa de licitação, notícia que deturpa a verdade, vez que se trata de Sistema de Registro de Preços/Pregão Eletrônico. “O Processo Licitatório via Registros de Preços é de conhecimento público, bem como todas as suas etapas, regido pelo edital amplamente divulgado, com o devido credenciamento de participantes”, explicou.
Procurada, a deputada estadual e líder do governo, Michelle Melo, disse que não tem conhecimento da investigação e pediu que os envolvidos fossem procurados e ouvidos acerca dos fatos.
Os Jogadores do Flamengo sub-20 e Santa Cruz do Acre chegaram quase simultaneamente para o…
O árbitro Josué França, que apitará o jogo entre o sub-20 do Flamengo contra o…
10 jogadores da Escolinha Oficial do Flamengo em Rio Branco conhecerão o time sub-20 carioca…
Uma chuva começou por volta das 14h deste domingo (24) em Rio Branco, poucas horas…
Os portões de acesso para torcedores no estádio Arena da Floresta abriram pontualmente às 14h,…
Mônica Martelli e Tatá Wenerck não seguraram a emoção ao lembrar de Paulo Gustavo. As…