Menu

Soja já gerou cerca de U$ 11 milhões em exportações para o Acre em 2023

Safra de Soja Fotos: Jaelson Lucas / AEN
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Imagem: Fotokostic/Getty Images

Em 2023, até o momento, foram produzidas cerca de 20,6 mil toneladas de soja no Acre, o que gerou aproximadamente U$ 11 milhões em exportações. Em 2022, o estado produziu por volta de 24 mil toneladas de soja, gerando mais de U$ 14 milhões em exportações para o estado. Os principais municípios produtores de soja no Acre são Plácido de Castro, Capixaba e Rio Branco.

Anúncio

O período de semeadura da soja no Acre para a safra 2023/2024 começa a valer dia 21 de setembro e se estenderá até o dia 29 de dezembro, de acordo com a portaria nº 840, publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última terça-feira (11), estabelecendo os calendários de semeadura de soja referente a 21 Unidades da Federação.

Em reportagem do portal Brasil 61 veiculada nesta quinta-feira,13, o produtor de soja Gustavo Kanheski explica que o calendário de semeadura existe para que os produtores se protejam contra as pragas e doenças nas lavouras, como é o caso da ferrugem asiática, que ataca as plantações da cultura.

“O calendário da semeadura da soja é estabelecido por motivo do vazio sanitário. De agora até a época da semeadura, que é no começo de outubro, não pode ter plantas de soja viva por causa do vaso sanitário para evitar a multiplicação de doenças”, explicou o produtor.

As datas para a semeadura da soja são estabelecidas como forma de complemento ao período de vazio sanitário. As duas medidas têm o mesmo objetivo, ou seja, reduzir ao máximo o surgimento da ferrugem asiática, uma doença que pode ocasionar até 75% de perda da safra e que possui alta capacidade de reprodução e disseminação.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, as medidas sanitárias e fitossanitárias visam proteger a vida e a saúde humana e animal e a sanidade vegetal por meio de normas, procedimentos e controles aplicáveis ao comércio internacional de produtos agrícolas, de forma a assegurar a inocuidade e a qualidade dos alimentos.

Com informações do portal Brasil 61.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.