Menu

Sejusp nega falência da segurança e diz que está empenhada nas ações de combate ao crime no Acre

FOTO: SEDE DA SEJUSP EM RIO BRANCO, ACRE - FOTO: SECOM/GOVERNO
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois do Editorial do ac24horas expor nesta quinta-feira, 13, que o sistema de segurança pública do Acre está falido, a secretaria de segurança emitiu uma nota negando a opinião e explanando uma série de ações voltadas ao combate ao crime no estado.

No documento assinado pelo secretário da pasta, coronel José Américo Gaia, o órgão enfatiza que não compactua com “nenhum caso de vaidade, corporativismo, incompetência, ingerência e descaso”.

Anúncio

“Como parte das ações, são realizadas atividades alinhadas com o serviço de inteligência da Sejusp, para elaboração de planejamento de políticas públicas de segurança, buscando captação de recursos e reaparelhamento das instituições para que possam se fortalecer e realizar o combate direto nas ruas”, diz o documento.

A Sejusp também voltou a defender que os índices de violência, se mantêm dentro da média nacional por 100 mil habitantes e que em breve estará divulgando o plano estadual de segurança.- onde deve está alinhado com o plano de segurança nacional do governo federal.

Nota na íntegra

Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre – Sejusp, por meio do secretário Coronel José Américo Gaia, esclarece que a instituição está empenhada na resolução de várias ações de combate à criminalidade e apresentação dos melhores resultados, não compactuando com nenhum caso de vaidade, corporativismo, incompetência, ingerência e descaso.

É importante destacar que a Sejusp, é responsável por fazer a gestão do sistema, no qual é composto pelo Instituto de Administração Penitenciária – Iapen, Policia Militar – PMAC, Policia Civil – PC, Corpo de Bombeiros – CBMAC, Instituto Socioeducativo – Ise e Departamento Estadual de Trânsito – Detran, todas essas instituições formam o Sistema Integrado de Segurança Pública.
Como parte das ações, são realizadas atividades alinhadas com o serviço de inteligência da Sejusp, para elaboração de planejamento de políticas públicas de segurança, buscando captação de recursos e reaparelhamento das instituições para que possam se fortalecer e realizar o combate direto nas ruas. Também é importante salientar que os índices de violência, se mantém dentro da média nacional por 100 mil habitantes.

Quanto ao Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, ele busca alinhamento com o Plano Nacional de Segurança Pública, e o Plano Nacional atual, foi lançado no final de 2022, mas com a mudança do Governo Federal, a Sejusp teve que aguardar as diretrizes da Política Nacional de Segurança Pública para que o Plano Estadual pudesse ser desenhado de acordo com o Governo Federal. Essas ações devem ser divulgadas nos próximos dias com o Plano atualizado e com envolvimento e participação de várias instituições do Estado, conselhos e associações de classes e a sociedade civil, para a atualização e elaboração efetiva do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.