Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Com 11 casos de catapora, escola de Cruzeiro do Sul suspende aulas

Na Escola São José, uma das maiores de Cruzeiro do Sul, com mais de 1.200 alunos, 11 casos de catapora foram registrados em apenas uma turma do 7º ano. Por isso a secretaria municipal de Saúde fará uma ação no local nesta terça-feira, 11, na tentativa de reduzir os casos e as aulas nessa sala, serão suspensas por 7 dias.


A secretária de Saúde, Valéria Lima, explica que as carteiras de vacinação de todos os estudantes da Escola São José serão verificadas. As que não tiverem sido imunizadas contra a catapora receberão a dose do imunizante. Após essa etapa, a escola será oficialmente notificada e como medida de precaução, as aulas nessa sala de aula serão suspensas por um período de 7 dias, para a garantia de um bloqueio eficiente.


A catapora (varicela), não é de notificação compulsória. Mas quando ocorrem internações hospitalares ou casos graves, como surtos em escolas, há a obrigatoriedade de notificação à saúde, na tentativa de prevenir a propagação da doença e adotar medidas de bloqueio.


“As equipes do Programa de Atenção à Saúde – PAN, e da Vigilância Epidemiológica são responsáveis pela ação na escola. É de muita importância a prevenção e o controle de doenças infecciosas no ambiente escolar como forma de garantir que as crianças estejam adequadamente imunizadas, para evitar surtos e proteger a saúde de toda a comunidade escolar”, ressalta a secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima.


Sair da versão mobile