Menu

6º Encontro do Conselho Nacional das Populações Extrativistas será nesta terça, em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta terça-feira, 11, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), antigo Conselho Nacional dos Seringueiros, realiza o seu 6º Encontro Regional, em Xapuri. O evento terá a participação de 100 lideranças extrativistas de territórios protegidos (RESEX/FLONAS/PARNA/TI) no estado do Acre. Desse público, será garantido a participação de no mínimo 50% de mulheres e 30% de jovens lideranças.

De acordo com a divulgação do CNS, o evento tem o objetivo de apoiar e fortalecer o processo de mobilização social das populações e comunidades tradicionais extrativistas do Acre em defesa dos territórios de uso coletivo e no enfrentamento dos ataques socioambientais que colocam em risco a luta e legado de Chico Mendes, além de eleger a delegação de lideranças extrativistas do estado para participar do VI Congresso Nacional da entidade.

Anúncio

Ainda segundo o CNS, os Encontros Regionais são momentos estratégicos que propiciam planejamento, participação e engajamento das comunidades tradicionais extrativistas no processo das lutas da entidade na defesa dos direitos sociais, da biodiversidade, do território e da luta por qualidade de vida na região.

“São espaços de participação comunitária, onde os líderes regionais do CNS estabelecem pautas (a serem direcionadas as esferas governamentais e de construção de agendas coletivas com os movimentos sociais na perspectiva de incidir politicamente proteção da vida no território e nas políticas públicas às populações extrativistas”, diz a entidade.

O evento acontece no Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião, em Xapuri, entre os dias 11 e 14 de julho. Nesse período, serão apresentados e discutidos quatro painéis temáticos: O Papel dos territórios de Uso Sustentável no combate a Crise Climática; Consolidação dos Territórios de uso sustentáveis, Regularização Fundiária e Infraestruturas para as Reservas Extrativistas; Gestão sócio produtiva e as linhas de financiamentos para as economias da Sociobiodiversidade; e Gestão e Organização Social dos Territórios.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.