Menu

Área com alertas de desmate cai 31% na Amazônia em 2023, diz ministério do Meio Ambiente

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A área sob alerta de desmatamento caiu 31% na Amazônia e aumentou 35% no Cerrado de janeiro a maio em relação ao mesmo período de 2022, segundo dados do Deter, sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Ministério do Meio Ambiente realizou entrevista coletiva nesta quarta-feira (7/6) para apresentar os dados e ações realizadas.

Na Amazônia, 20 municípios concentraram 55% do desmatamento verificado de janeiro a maio: 8 de Mato Grosso, 6 do Amazonas, 4 do Pará, 1 de Rondônia e 1 do Roraima. Quase metade (46,5%) do desmatamento ocorreu em áreas inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Anúncio

Entre as medidas aplicadas desde janeiro para controle do desmatamento no bioma, houve alta de 179% dos autos de infração, de 128% dos embargos, de 107% das apreensões e de 203% das destruições de equipamentos usados em crimes ambientais. O aumento da fiscalização ocorreu de janeiro a maio na comparação com a média para o mesmo período nos últimos quatro anos.

Também houve o cancelamento de 1,6 milhão de m³ de créditos ilegais de produtos florestais no sistema federal de controle; apreensão de gado em áreas embargadas por desmate ilegal; aplicação de embargo remoto em áreas públicas federais; e cancelamento, suspensão ou identificação de pendência em todas as áreas inscritas no CAR com sobreposição em Terras Indígenas, Unidades de Conservação e Florestas Públicas Não Destinadas, entre outras medidas. Desde janeiro, não há registros ativos de imóveis rurais no CAR sobrepostos a Terras Indígenas.

A queda de 31% da área sob alerta de desmatamento na Amazônia ocorreu após aumento de 54% de agosto a dezembro, no governo anterior.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.