Em reunião conjunta, deputados estaduais das comissões de Serviço Público, Constituição e Justiça, Legislação Agrária e Orçamento Público da Assembleia Legislativa do Acre aprovaram projeto de inovação tecnológica proposto pelo governador Gladson Cameli para desenvolver e modernizar a ciência e tecnologia no Estado, um novo marco legal para o setor. A proposta visa ampliar o volume de pesquisa, aumentar a emissão de nota fiscal nessas áreas, criação de mais patentes e ampliar a cultura empreendedora.
Das cinco emendas apresentadas pelo deputado Emerson Jarude (MDB), três foram aprovadas e duas não entrarão no texto principal no modelo em que foram apresentadas. O relator, deputado Pedro Longo (PDT), manteve o secretário da Pasta de ciência e tecnologia como presidente automático do conselho da área, e alterou a redação da emenda acerca da contrapartida das instituições, que agora não tem necessariamente ser em recursos financeiros.
A lei recria o sistema de inovação, produção de conhecimento e tecnologia, atualizando e modernizando, trazendo novos instrumentos como a figura do pesquisador público. Um servidor público, por exemplo, pode atuar no processo de criação e usufruir dos resultados financeiros. Outra inovação é a nova Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac) que será a porta de entrada do mecanismo de inovação.
No artigo 46, a lei autoriza a instituição de fundos de investimento em empresas cuja atividade principal seja a inovação, “caracterizados pela comunhão de recursos captados por meio do sistema de distribuição de valores mobiliários, na forma da Lei Federal nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976, destinados à aplicação em carteira diversificada de valores mobiliários de emissão dessas empresas”.
Na presente proposta são estabelecidas as diretrizes para sua aplicabilidade, destacando-se a priorização de ações que visem a consolidar as entidades integrantes dos ecossistemas de inovação locais e regionais já existentes, dar tratamento preferencial, na aquisição de produtos e serviços pelo Poder Público Estadual, às empresas que invistam em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Acre, entre outras condutas que irão proporcionar melhorias e estimular o setor de ecossistema tecnológico no âmbito do Estado do Acre, além de fomentar novos negócios, gerando emprego e renda na área de tecnologia, bem como consolidar e apoiar os já existentes”, diz o governador Gladson Cameli na mensagem encaminhada aos deputados.
A proposta aprovada das comissões devem ser votada e aprovada nesta quarta-feira, 28.
O governo Gladson Cameli não é nenhuma sétima maravilha do mundo. Até aqui foi um…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a economia brasileira tem “enormes…
Um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão na noite deste domingo,22, resultou…
Nesta segunda-feira (23), o deputado Adailton Cruz visitou o Instituto Unimed Terapias para acompanhar de…
O senador Alan Rick (União-AC) comemorou a sanção da Lei 15.051, que confere à cidade…
O Mercale, com seu compromisso de fazer a diferença na vida das pessoas, deu início…