O deputado Emerson Jarude (MDB) disse nesta terça-feira (27), em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Acre que foi “bela” a audiência pública sobre a causa animal realizada na Aleac. “Pudemos discutir tudo aquilo que podemos fazer para melhorar situações que ainda não tem nenhum fluxo estabelecido”, disse Jarude.
As associações, protetores e ONGs foram unânimes em dizer que estão exaustas e precisam de ajuda. As instituições citaram a falta de fluxo para atendimento aos animais abandonados.
“Até não conseguimos estabelecer o fluxo. Não temos sequer um abrigo”, disse Jarude. Ele agradeceu a deputada Michele Melo, Líder do Governo, que se fez presente.
Ele protocolou dois PLs, um para criação da Semana da Causa Animal e outro tratando da proibição de acusados de maus-tratos retomarem a guarda do animal.
Jarude citou sua visita a Xapuri Rural Show, em Xapuri, evento do agro local. “No ano passado movimentou R$10 milhões e este ano supera”, disse.
Já a deputada Michele Melo (PDT) afirmou o Parlamento Amazônico teve como pautra a regularização fundiária, algo que impede o desenvolvimento da região.
Em outro tema, a líder do governo também citou a audiência pública sobre os desafios da causa animal. Ela indicou ao governo a instalação de um hospital veterinário público.
Melo diz que segue dialogando com as categorias que lutam por solução trabalhista, como os temporários do Instituto Socioeducativo. “Temos de encontrar algo para minimizar o sofrimento”, disse. Michele relatou ainda sobre a questão do racismo ambiental.