Menu

Sindmed protocola representação contra Alan Rick no Senado Federal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) informou que protocolou na última quarta-feira, 21, a prometida representação contra Alan Rick, no Senado Federal. O pedido solicita à Corregedoria que o político seja julgado, de acordo com os artigos 17 a 21 do Código de Ética e Decoro Parlamentar.

O Sindmed acusa o parlamentar de ter usado a tribuna do Casa Legislativa, no dia 13 de junho, para acusar médicos de realizarem “boicote” para impedir que formados em Medicina no exterior participem do Programa Mais Médicos.

Anúncio

A entidade sindical diz ainda que o seu setor jurídico avalia ainda outras ações a serem adotadas, em virtude da “divulgação de dados que podem contribuir com a desinformação, além de estimular o discurso de ódio”.

De acordo com o 1º secretário do Sindmed/AC, Gilson Lima, o ataque desferido pelo senador é ofensivo, tendo motivado diversas notas de protesto contra o político por parte de entidades médicas.

“Encaminhamos a representação e, agora, o próprio Senado deverá avaliar o pedido. Aguardamos uma postura dura do Parlamento”, afirmou o sindicalista.

No citado discurso, segundo o sindicato, Alan Rick teria afirmado possuir cópias de conversas em grupos que comprovariam a participação até de CRMs na tentativa de impedir a escolha de formados no exterior pelo Programa Mais Médicos.

Após as denúncias feitas pelo presidente do Sindmed, Guilherme Pulici, no último dia 14, o senador acreano se manifestou por meio de nota negando que o seu discurso seja de ódio e afirmando que se trata de um compromisso com a população.

“Meu discurso visa garantir que programas essenciais como o Mais Médicos não sejam obstaculizados ou mesmo inviabilizados por uma pequena parcela de profissionais que usam de artifício para fazer reserva de mercado, sem qualquer comprometimento com a atenção básica de saúde da população do Acre”, disse Alan Rick.

Em outro trecho da nota, Alan Rick lamentou a exposição pelo presidente do Sindmed do caso grave de saúde que passou com a família, quando, em 2021, sua esposa precisou passar por um parto de emergência por conta de ter sido acometida da Covid-19. O senador disse que acionará Guilherme Pulici por dizer que a transferência dela foi feita de jatinho e bancada pelo Congresso Nacional quando na verdade ela foi transferida por um avião cargueiro sem despesas para o parlamento.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.