Na tarde desta sexta-feira, 23, os profissionais da educação municipal de Cruzeiro do Sul decidiram encerrar a greve. Durante a paralisação, eles buscavam um reajuste salarial de 14%, correspondente ao piso nacional do magistério.
A decisão de suspender a greve foi tomada durante uma assembleia com os educadores municipais. No entanto, cabe ressaltar que a suspensão terá validade até o mês de setembro, podendo ser retomada posteriormente.
Ao longo da greve, algumas reivindicações foram atendidas. Dentre elas, destaca-se o compromisso de efetuar o pagamento do reajuste do piso nacional no mês de agosto. Além disso, no mês de setembro, será discutido o pagamento retroativo e a aplicação do piso salarial para os professores provisórios.
Pedro Lima, diretor do SINTEAC em Cruzeiro do Sul, lamentou que os funcionários provisórios não tenham sido contemplados com o reajuste neste primeiro momento. No entanto, ressaltou que a luta continua e que se empenhará para garantir o reconhecimento e valorização desses colegas. Segundo o diretor, “continuaremos empenhados em uma luta séria em prol desses colegas que merecem respeito e valorização”.
Pedro também informou que as aulas serão retomadas na segunda-feira, dia 26.
Por Juruá Online.