O infectologista Thor Dantas foi o convidado do Boa Conversa, programa apresentado pelos jornalistas Leônidas Badaró e Astério Moreira no ac24horas.
No bate-papo, o profissional disse que enxerga a falta de experiências de médicos em atendimento de emergência como preocupante na saúde acreana e apontou a necessidade de mais capacitação. “A gente tem um grande problema na saúde é que o primeiro emprego que a gente dá para um médico recém-formado é na emergência e no posto de saúde e emergência precisa de gente com experiência e bem formado. Isso é um grande dilema no dia-a-dia, já que falta um pouco de treinamento e é um pediatra experiente que tira uma criança dessas na hora do sufoco. A gente podia estar fazendo melhor na UPA e no Pronto-Socorro com a capacitação desses meninos que saem da faculdade sem experiência”, afirma.
O médico também opinou sobre a recente polêmica envolvendo a questão dos médicos formados no exterior que precisam passar pelo Revalida para poderem atuar no Brasil. Thor defende o exame e diz que concorda que seja aplicada uma prova aos médicos formados no país. “Eu vejo o Revalida como uma questão de oferecer um serviço em saúde de qualidade para a população. Eu não consigo compreender onde vamos chegar com maus profissionais na ponta. Não é possível defender trazer médicos formados no exterior sem uma prova mínima. Eu defendo, inclusive, que a gente faça o mesmo com os médicos formados no Brasil porque tem muito curso de má qualidade no território brasileiro”, explica.
Um outro tema abordado pelo médico na entrevista foram as fake news que prejudicam a cobertura vacinal. Thor explica que viu muitos pacientes, durante a pandemia da Covid-19, morrendo arrependidos por não terem se imunizado. “Eu vi pessoas intubadas na UTI arrependidas dizendo que não tomaram vacina com medo. Foi um estrago muito grande. A vacina é uma das maiores conquistas da ciência. Muita gente morreu por falta da vacina e por ter tomado remédio achando que protege sem está protegido”.
Nesta sexta-feira, 23, o governo do estado decretou estado de emergência pelo prazo de três meses por conta do aumento dos casos de síndrome respiratória grave. Thor falou sobre o assunto e deu dicas para evitar a contaminação. “Essa síndrome é muito conhecida e acontece de forma sazonal. O importante é ter noção do que fazer. O mais importante é evitar entrar em contato com o vírus. Não leve seu filho resfriado e nem vá visitar alguém resfriado. Outra coisa importante é se manter hidratado. Sinais de que a criança está evoluindo com gravidade é essencial. Perceber se está com dificuldade de respirar e quando identificado levar o mais rápido possível para uma UPA ou o Pronto-Socorro”, afirma.
ASSISTA AO VÍDEO:
[This post contains advanced video player, click to open the original website]
O corpo da décima vítima do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foi encontrado…
O governo federal publicou nesta sexta-feira (28) em edição extra do Diário Oficial da União…
Em petição encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta sexta-feira (27), a Câmara…
O atacante brasileiro Vinicius Júnior voltou a se eleito o melhor jogador do mundo nesta…
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgada nesta sexta-feira (27), aponta a carência…
A melhoria da infraestrutura em todo o estado do Acre, faz parte da política da…