Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Nesta sexta-feira, 23, o ‘Brasil em Mapas’ divulgou o ranking dos melhores e piores estados do país em qualidade de vida. O informativo coloca o Acre no 18.º lugar, se consagrando um dos mais baixos classificados na tabela. A estimativa leva em consideração indicadores como educação, renda, desemprego e violência.
A base da pesquisa vem de dados do Atlas do desenvolvimento Humano/PNDU Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínuos (PNDA-C) do IBGE para o dado trimestral do desemprego (desocupação), do fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) 2022 e taxa de homicídios.
A classificação determina que quanto mais próximo de 1, o resultado tende a ser o mais favorável. Na região Norte, em que todos os estados se encontram em situações ruins, Acre e Pará (em 19.º) estão entre os piores no parâmetro.
Entre os com boa avaliação, está São Paulo, em primeiro lugar, seguido de Santa Catarina e Distrito Federal. Em quarto lugar ficou o Paraná e Rio Grande do Sul em quinto. Completando o top 10, dos bem avaliados, estão Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.
E entre os 10 piores, estão Alagoas, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraíba. Seguido de Pernambuco, Ceará, Sergipe, Pará e Acre. Todos da região nordeste e norte do país, estão inseridos nos menos desfavoráveis.