Cruzeiro do Sul registrou um aumento de casos de tuberculose neste ano, em comparação com o período homólogo. Enquanto em junho de 2022 foram notificados 6 casos, em junho deste ano já foram registrados 11 casos. Ao longo de todo o ano de 2022, a cidade confirmou 17 casos da doença.
Segundo Rafaela Oliveira, coordenadora de vigilância epidemiológica de Cruzeiro do Sul, neste ano já foram registrados casos nos meses de janeiro e fevereiro. A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, mas que tem tratamento e cura. Alguns sintomas são emagrecimento, febre e tosse.
Os pulmões são os órgãos mais afetados, mas a tuberculose pode acometer os rins, a pele, os ossos, os gânglios. O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente que lança os bacilos no ambiente.
Algumas pessoas com a imunidade mais fragilizada e a maior exposição estão mais propensas a contrair a doença, como os moradores de rua e as pessoas privadas de liberdade, além de pacientes com HIV. Um dos casos confirmados em Cruzeiro do Sul foi de uma moradora de rua e dependente química, que está sendo acompanhada e tratada.
A tuberculose é uma doença que pode afetar mais comunidades que vivem em condições de vulnerabilidade.
Por Juruá Online.
Jadson Pinheiro de Souza, de 26 anos, foi ferido com um golpe de faca na…
O Clube de Regatas Flamengo publicou em seu site na noite deste domingo (24) uma…
Confira no ac24horas os melhores momentos da torcida e do jogo amistoso entre o time…
Os fotojornalistas Sérgio Vale e Jardy Lopes, do ac24horas, capturaram neste domingo, 24, os momentos…
O governador do Acre, Gladson Cameli, e outras autoridades, fizeram o descerramento da placa do…
Na reinauguração da Arena da Floresta, o Flamengo Sub-20 venceu o Santa Cruz por 2…