Cruzeiro do Sul registrou um aumento de casos de tuberculose neste ano, em comparação com o período homólogo. Enquanto em junho de 2022 foram notificados 6 casos, em junho deste ano já foram registrados 11 casos. Ao longo de todo o ano de 2022, a cidade confirmou 17 casos da doença.
Segundo Rafaela Oliveira, coordenadora de vigilância epidemiológica de Cruzeiro do Sul, neste ano já foram registrados casos nos meses de janeiro e fevereiro. A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, mas que tem tratamento e cura. Alguns sintomas são emagrecimento, febre e tosse.
Os pulmões são os órgãos mais afetados, mas a tuberculose pode acometer os rins, a pele, os ossos, os gânglios. O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente que lança os bacilos no ambiente.
Algumas pessoas com a imunidade mais fragilizada e a maior exposição estão mais propensas a contrair a doença, como os moradores de rua e as pessoas privadas de liberdade, além de pacientes com HIV. Um dos casos confirmados em Cruzeiro do Sul foi de uma moradora de rua e dependente química, que está sendo acompanhada e tratada.
A tuberculose é uma doença que pode afetar mais comunidades que vivem em condições de vulnerabilidade.
Por Juruá Online.